FOTO – DIVULGAÇÃO
Jovens que se interessam pela área de tecnologia da informação e querem ampliar suas chances no mercado de trabalho tem uma boa oportunidade com o projeto Start, realizado pela Gerdau e o Instituto Ser +. A iniciativa convoca jovens entre 18 e 24 anos a se inscreverem gratuitamente, até esta sexta-feira dia 23, no curso de tecnologia que terá início no mês de agosto.
Ao todo são 53 vagas abertas em Minas Gerais para moradores das cidades de Belo Horizonte, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Moeda, Barão de Cocais, Divinópolis, Sete Lagoas e Três Marias. A formação será 100% online com duração de três meses e uma jornada total de 210 h/aula. Para além da tecnologia, o curso traz ainda conhecimentos em outras áreas complementares que serão importantes para a formação profissional desses jovens, como: cidadania, habilidades comportamentais; comunicação; administração e educação financeira.
As cidades mencionadas serão as de preferência devido ao fato de serem unidades de negócios da Gerdau. Montes Claros está a aproximadamente 300 quilômetros de Três Marias e sendo assim, caso as vagas não sejam preenchidas, o critério na seleção será dos moradores das cidades vizinhas como é o caso de Montes Claros, sendo assim, os montes-clarenses devem se inscrever, pois é uma oportunidade interessante para os interessados, e o link é: https://mailchi.mp/sermais/projetostartgerdaumg.
Na área de informática e tecnologia da informação os jovens poderão se aprofundar sobre internet, programas do pacote office, como Outlook e Excel avançado, além de definição de parâmetros de utilização de sistemas, gestão de recursos humanos envolvidos em operações de TI, implantação e documentação das rotinas tecnológicas, controle de níveis de serviço e gerenciamento de sistemas. Não é necessário conhecimento prévio na área, apenas interesse pela área de tecnologia.
De acordo com líder de responsabilidade social da Gerdau, Paulo Boneff, esta é primeira vez que o projeto Start chega à Minas Gerais, com foco nas regiões onde a empresa tem atuação no estado. “A capacitação de jovens para o mercado de trabalho integra a estratégia de atuação social da Gerdau e por isso investimos constantemente nesse tipo de iniciativa com foco em empreendedorismo, formação técnica e agora também na área de tecnologia. Esse projeto nasceu em 2020, idealizado pela Accenture e o Instituto Ser +, que faz a seleção, ministra o curso e acompanha os jovens em seu desenvolvimento pessoal e profissional”, explica Boneff.
Em 2020 o projeto Start Gerdau aconteceu no Rio de Janeiro e em São Paulo, sendo ampliado este ano também para Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Ao todo serão formados em 2021 mais de 200 jovens em todo o Brasil.