Foto: Divulgação SRS
A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) está reforçando trabalho de mobilização dos municípios do Norte de Minas para a busca ativa de 36.355 pessoas que estão atrasadas para tomar a segunda dose de vacina contra a Covid-19. Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aponta que em todos os 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas há pessoas que não voltaram aos locais de vacinação para completar o esquema vacinal e, por isso, não estão imunizadas contra o novo coronavírus.
A diretora de vigilância de agravos transmissíveis da SES, Janaína Fonseca Almeida Souza explica que o levantamento realizado pela sala de situação revela que em todas as regiões do Estado há pessoas que não voltaram aos locais de vacinação para tomar a segunda dose tanto da vacina da AstraZeneca/Universidade de Oxford como da CoronaVac. Nesse contexto, no Norte de Minas o maior contingente é constituído por 20.086 pessoas que faltam completar o esquema vacinal com aplicação da segunda dose da CoronaVac e 16.269 da AstraZeneca.
A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que com base no levantamento todos os municípios têm condições de identificar as pessoas que estão com a segunda dose de vacina em atraso e, por meio das equipes de estratégia de saúde da família, realizar a busca ativa. Na relação repassada às secretarias municipais de saúde consta, inclusive, o local onde foi aplicada a primeira dose da vacina e outros dados das pessoas que estão com o esquema vacinal atrasado.
“Vale lembrar que, além de tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e, com isso completar o esquema vacinal, as pessoas precisam seguir as recomendações de uso de máscara; cuidar da higiene pessoal e manter o distanciamento social”, alerta Agna Menezes.
SEM A SEGUNDA DOSE
Entre os 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, 22.571 pessoas atrasaram a aplicação da segunda dose de vacina contra a Covid-19. Os municípios que apresentam maior contingente de pessoas que precisam completar o esquema vacinal são: Montes Claros (6.780), Taiobeiras (1.736), Janaúba (1.691), Salinas (1.276), Monte Azul (1.182), Matias Cardoso (998), Espinosa (745), Jaíba (725), Coração de Jesus (511), Porteirinha (489), Gameleiras (453), Francisco Sá (438), Mato Verde (427), Engenheiro Navarro (423) e Novorizonte (422 pessoas).
Entre os 25 municípios que pertencem à Gerência Regional de Saúde de Januária o levantamento aponta 11.852 pessoas com o esquema vacinal contra a covid ainda não concluído. Entre as localidades com maior número de pessoas estão: São Francisco (2.585), Januária (1.805), Manga (1.366), São João da Ponte (1.186), Brasília de Minas (932), Varzelândia (919) e Bonito de Minas (395).
Entre sete municípios jurisdicionados à Gerência Regional de Saúde de Pirapora, três apresentam maior número de pessoas que precisam tomar a segunda dose de vacina contra a Covid: Pirapora (633); Buritizeiro (364) e Várzea da Palma (287).