O deputado estadual Arlen Santiago (PTB) esteve em reunião, nesta segunda-feira, 19, em Brasília, na presidência do Senado Federal, para apresentar demandas dos municípios e de hospitais da sua base de apoio. Atendendo um convite do deputado, prefeitos da região e representantes das instituições estiveram presentes.
As áreas de saúde e infraestrutura foram as mais abordadas durante as audiências, as quais aconteceram em dois momentos. Na parte da manhã com a diretoria dos hospitais públicos e filantrópicos e no período da tarde com os mais de 40 prefeitos das regiões Norte, Noroeste e do Vale do Jequitinhonha. O deputado protocolou ofícios com as solicitações mais urgentes e os municípios e os hospitais também tiveram a oportunidade de entregar os seus pedidos.
O parlamentar, que foi recebido pelo assessor especial da presidência do Senado, Alexandre Silveira, reforçou a necessidade do governo federal disponibilizar recursos para custeio e para incremento do Teto de Média e Alta Complexidade (MAC), em benefício dos hospitais, para a realização de cirurgias eletivas.
“ É extremamente importante darmos celeridade à espera por este tipo de procedimento e diminuir o tempo para quem aguarda por intervenções agendadas, já que, devido ao colapso no sistema de saúde, provocado pela pandemia de Covid-19, as cirurgias foram suspensas ou adiadas dada a necessidade da rede de serviços de saúde públicos e privados disponibilizarem os leitos clínicos e de terapia intensiva para o atendimento dos pacientes em estado grave”, pontuou Alexandre Silveira.
Entre os municípios, o pleito mais solicitado foi o de infraestrutura. De acordo com os prefeitos, há uma real e urgente necessidade de solucionar diversos problemas vivenciados pelos municípios nessa área, tais como pavimentação de ruas e avenidas, encascalhamento, melhoria dos acessos a estradas vicinais, entre tantos outros.
“A execução das obras melhorará a trafegabilidade, o desenvolvimento social e econômico, e, além disso, contribuirá para a qualidade de vida da população, que é o mais importante”, ressaltou o deputado Arlen Santiago.
O parlamentar ainda solicitou recursos da ordem de R$5 milhões para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e para o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). A intenção dele é que a verba seja utilizada para minimizar os impactos da seca e da escassez de água que assolam as regiões Norte e do Vale do Jequitinhonha.
“Tivemos aqui em Brasília reuniões bem proveitosas. Fico muito satisfeito em contribuir com os nossos municípios, fazendo essa ponte dos prefeitos com os nossos senadores. Caminhar pelo mesmo objetivo traz melhorias e desenvolvimento para as cidades e, consequentemente, o povo é o maior contemplado”, afirmou o deputado.