Sabemos que o Brasil não é dos melhores lugares para se abrir uma empresa, mas afinal, quanto isso realmente é fato? E quais seriam essas dificuldades? Vamos apresentar alguns pontos que levam a esta dificuldade e também os obstáculos que os empreendedores enfrentam na sua jornada como empresário.
Segundo estudo do Banco Mundial, o Brasil está entre os 15 piores países para se empreender e isso se dá devido diversos fatores como alta carga tributária, infraestrutura, capacidade empreendedora etc. Daremos início a mais uma série! Desta vez expondo os principais motivos e algumas atitudes que podem ajudar a amenizar o problema ou se livrar dele.
Alta Carga Tributária
A carga tributária no Brasil é uma das mais altas do mundo! Considerando que a grande maioria destes países com carga tributária tem um desenvolvimento social muito mais avançado que o do Brasil e isso se dá pelo alto custo do nosso estado. Mas uma vez que está estabelecida esta quantidade de tributos que são impostos, qual a melhor forma de se evitar que isso se torne um problema na hora de se investir em um empreendimento?
O planejamento tributário é uma poderosa ferramenta que pode ser aplicada nesse caso. A empresa ao fazer um levantamento de qual forma de tributação seria a melhor opção para ela, consegue por muitas vezes reduzir os valores pagos consideravelmente e de forma totalmente legal. Para a execução desta ferramenta, a empresa pode muitas vezes realizar por conta própria, quando se tem o conhecimento para tal ou ainda consultar se a sua contabilidade pode prestar este serviço ou ainda contratando empresas especializadas na área.
E lembrando que, mesmo que possa ser injusta a cobrança de tantos impostos, a sonegação fiscal é crime (Lei 8.137/90).