Foto: Divulgação
O deputado federal Luis Tibé (Avante/MG) participou de reunião com o superintendente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Carlos Eduardo Cabral, para cobrar celeridade na instalação da outorga de energia solar no município de Matias Cardoso, no Norte de Minas Gerais.
A usina será o maior projeto de energia solar do planeta e vai gerar mais de 5 mil megawatts, suficientes para abastecer mais de quatro milhões de residências. Os investimentos são da ordem de R$17 bilhões e vão beneficiar a comunidade local com geração de emprego e renda, além de apoiar a preservação de riquezas culturais e ambientais.
O deputado Tibé ressaltou que, com a instalação, a região passará a ser um polo difusor de energia renovável para o país e o estado de Minas Gerais vai ocupar a liderança na produção de energia solar no Brasil.
“Investir em energia limpa, renovável e abundante é uma necessidade cada vez mais urgente do nosso país. Este projeto vai beneficiar também o setor produtivo e, o mais importante, garantir energia sustentável para as futuras gerações”, disse.
ENERGIA SOLAR
A energia solar funciona a partir de placas solares que captam luz, empregando o calor dos raios solares para geração de eletricidade (em sistemas de energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica) ou aquecimento de líquidos (energia solar térmica).