Superlotação: hospitais de Montes Claros acionam plano de contingência

Foto: Hudson Brazil/Divulgação Santa Casa

Os dois maiores hospitais, com atendimento SUS, de Montes Claros, divulgaram nesta terça-feira, 13, nota técnica informando, que foi acionado o plano de contingência, devido à superlotação de leitos clínicos, cirúrgicos, obstétricos e de terapia intensiva. A situação é grave na Santa Casa de Montes Claros, Hospital Universitário Clemente de Farias.

No Hospital Santa Casa foi acionado o plano de contingência nível III, ou seja, o hospital só atenderá pacientes em tratamento que somente à unidade pode oferecer ou casos de emergência. Em nota, o hospital informou que nesta manhã, havia 60 pacientes aguardando vaga em leito de enfermaria ou na terapia intensiva. Esses pacientes estão em macas no pronto-socorro e no bloco cirúrgico. A nota ainda ressalta que ainda há leitos disponíveis para casos de Covid-19 – “a Santa Casa de Montes Claros reforça sua importância em atendimento de alta complexidade para uma população próxima de 2 milhões de habitantes das regiões Norte de Minas, Vale do Mucuri e Jequitinhonha.

A situação no Hospital Universitário Clemente de Farias (HUCF) é semelhante com o da Santa Casa. O HUCF atenderá pacientes em situação de emergência ou que precisem de tratamento que só a unidade hospitalar pode oferecer. O Clemente de Faria de informou que, por ser hospital 100% SUS, está completamente lotado – no pronto socorro existem 27 pacientes aguardando vaga para internação. O hospital pede para quem precisar de atendimento médico procure outra unidade hospitalar, posto de saúde ou até mesmo o Hospital Alpheu de Quadros.