Vendas do comércio crescem nos últimos meses em Montes Claros

Foto: Centro de Montes Claros/ Internet

As vendas no comércio varejista tiveram aumento de 1,4% em maio, na comparação com o mês anterior, esses dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Montes Claros os comerciantes confirmam a alta e desejam que esses números subam cada vez mais, tendo em vista que, muitas empresas foram atingidas pelos efeitos da pandemia e com isso, os lojistas precisaram se esforçar para aumentar as vendas e reduzir os prejuízos provocados pelo coronavírus (Covid-19).

A pandemia foi um fator ainda mais preocupante para aqueles que foram obrigados a adaptar as formas de vendas e conviverem com a incerteza do funcionamento do comércio, como diz o empresário,  Valetim Bononi.

“Completará dois anos que estou empreendendo em Montes Claros, atualmente sou proprietário de uma franquia no seguimento de vestuários. O que eu observei nesse período de pandemia é que a população deixou de gastar por um tempo, todos ficaram apreensivos em relação às conseqüências do vírus. Com o passar dos meses, pude notar as pessoas voltando a consumir de forma significativa, elas criaram confiança e tiveram a segurança de gastar novamente”, diz Valetim.

O empresário acredita que o fato da população ter ficado quase três meses isolados e sem comprar, gerou uma economia no bolso do consumidor, o que favoreceu as compras futuras. Agora com grande parte da população vacinada, ele espera que o segundo semestre seja ainda melhor. “Ninguém consegue viver sempre isolado, então quando foi autorizado o retorno do comércio a população voltou a consumir, as pessoas querem ver o produto, conhecer de perto e principalmente, tocar e nós comerciantes gostamos de receber os clientes em nosso estabelecimento, oferecer a atenção e carinho que eles merecem. E com essa relação de vendas presencial, percebo desde agosto de 2020 um aumento de lucros bem significativo algo em torno de 30 a 40% e com a população retomando as atividades e vacinados a tendência e melhorar ainda mais.”, finaliza o empresário.

Ernandes Ferreira, presidente da  Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Montes Claros, confirma que o comercio local apresentou aumento nas vendas, em comparação aos meses anteriores.

“Conseguimos identificar essa alta aqui em Montes Claros e um dos fatores é exatamente a reabertura do comercio. No mês de março as lojas estavam fechadas, então automaticamente a economia não foi tão movimentada, desde então em abril com o retorno das vendas, houve esse impulso em praticamente todos os seguimentos na cidade.”, afirma o presidente.

 A empresária Ariane Galdino trabalha já há 13 anos no ramo de joalheria e a três no ramo de confecção de moda masculina em Montes Claros. Segundo a empresária desde o mês de março ela conseguiu identificar um fluxo maior de clientes dentro das lojas e também um aumento nas entregas dos produtos por parte daqueles que compram online.

“A gente tem visto realmente desde o mês de março um aumento em nossas vendas. Percebemos um fluxo maior nas lojas, e também nas entregas, pois muitas vezes o cliente não vai à loja e prefere comprar via e-commerce. Após a reabertura do comércio observei que as pessoas estão mais dispostas a investir o dinheiro delas em produtos que não são essenciais, como os produtos do seu seguimento, como de joalheria, relojoaria, acessórios folheados e no caso da moda masculina a gente também tem observado uma melhora, as pessoas estando saindo mais, talvez estejam mais motivadas por conta da vacinação. Agora mesmo estamos fazendo uma promoção que ocorre anualmente e já vimos bons resultados em relação ao mesmo período do ano passado, isso nos deixa cada vez mais esperançosos e confiantes que dias mais fartos virão.”, relata à empresária.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.