FOTOS – DIVULGAÇÃO
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) está com inscrições abertas para o Concurso Público a fim de contratar 211 profissionais para o cargo da carreira de Assistente Executivo de Defesa Social (ASEDS) – Auxiliar Educacional. E em busca de estabilidade no emprego, montes-clarenses já se preparam para as provas.
No edital publicado no fim de abril já tem inscrições abertas e os interessados podem se inscrever dia 16 de julho de 2021, no site da empresa organizadora IBGP, através do link: https://www.ibgpconcursos.com.br/concursos/DetalheConcurso.aspx?id=198. Haverá cobrança de taxa de participação do valor de R$ 73,97.
Segundo o edital, é necessário que os profissionais tenham nível médio ou curso de educação profissional de ensino médio, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, na área de conhecimento específica. Quando contratados, devem atuar em jornadas de 40 horas semanais, que poderá ser cumprida em escala de plantão, de acordo com a necessidade do trabalho, e serão beneficiados com remuneração inicial no valor de R$ 1.750,10. O contrato será feito sob regime jurídico estatutário, em conformidade com as normas estabelecidas na Lei Estadual nº 869/1952, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais, bem como legislação federal e estadual pertinente.
Vale ressaltar que no quantitativo de vagas total, constam as que são reservadas para candidatos que se enquadrem nos itens especificados no edital de abertura. As oportunidades serão lotadas nas cidades de: Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos, Patos de Minas, Patrocínio, Pirapora, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.
Para a atendente comercial Karine Nayara da Silva, de 27 anos, e que já se inscreveu para participar do concurso, “essa é a oportunidade que busco para ter uma estabilidade, e estou bastante focada em atingir meu objetivo que é de ser aprovada. Já tenho estudado em média três horas por dia e acredito que estarei preparada no dia da prova”.
Já para Luiz Eduardo Nascimento Campos, que também é atendente comercial, e que fez a inscrição mais por influência da esposa, “agora é passar, pois se ela me inscreveu é porque acredito que tenho condições de passar, e não quero decepcioná-la. Farei o possível para ser aprovado e garantir uma estabilidade de emprego para meu futuro”.
Provas
O concurso conta com prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, composta por temas de: língua portuguesa, informática básica, noções de direito, direitos humanos, raciocínio lógico e conhecimentos específicos. A previsão é que a prova aconteça no dia 15 de agosto de 2021, nas cidades de Belo Horizonte, Barbacena, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.
Haverá ainda avaliação psicológica de caráter eliminatório, sendo que o ingresso do candidato na sala para a realização da avaliação psicológica só será permitido dentro do horário estabelecido no ato de convocação.