Julho Verde: combate ao câncer de cabeça e pescoço

FOTO – DIVULGAÇAO CAMPANHA JULHO VERDE

O Dia 27 de Julho é o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço e pensando nisso, o cirurgião de cabeça e pescoço Lucas Bicalho, promove este ano, a “4ª Campanha Julho Verde” – a ação será realizada junto com o Hospital Dilson Godinho que é referência no tratamento da doença, na região.

Este grupo de tumores são a 2ª causa mais comum de câncer em homens e 4ª em mulheres no Brasil. Os principais fatores de risco são o consumo de tabaco e álcool. Pessoas com sinais de alarme que duram mais que 14 dias como: ferida na língua, dor de garganta, dificuldade para engolir, rouquidão ou caroço no pescoço devem procurar atendimento médico, principalmente se são tabagistas. A maioria dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que compromete a cura e aumentam as sequelas funcionais e estéticas do tratamento. O movimento #JulhoVerde é uma luta pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço.

A campanha deste ano será diferente, com a suspensão dos mutirões, devido a pandemia do novo coronavírus, as ações serão realizadas de forma virtual, com lives que buscam conscientizar a população sobre esses tipos da doença.

“Esse é o 4º ano que realizamos essa campanha em Montes Claros, sendo que em 2018 e 2019 foi um mutirão, na praça Doutor Carlos, onde foram feitos exames em um grande número pessoas. Já em 2020, devido à pandemia, fizemos uma campanha mais voltada em redes sociais, e este ano vamos repetir a dose de forma on-line, pois ainda estamos vivendo este momento de pandemia mundial do Covid-19”, explica o oncologista.

Ainda segundo o médico, o Hospital Dilson Godinho atende, em média, 30 pessoas por semana, vítimas do câncer: cabeça e pescoço – quando é feito um diagnóstico precoce, a chance de cura supera 80%.

“Este ano vamos realizar atividades de conscientização via redes sociais. Então vamos focar em lives, sendo que uma delas será apenas com médicos do Hospital Dilson Godinho, como, o cirurgião de cabeça e pescoço Cláudio Marcelo Cardoso, a oncologista Ana Olívia Oliveira de Camargo, a cirurgia dentista Cristina Durães e radioterapeuta Arlen Santigo. Além disso, estamos divulgando alguns materiais no Instagram e Facebook, e já tenho convite para participar de outras duas lives em que falaremos sobre o mesmo tema”, pontua Bicalho.

O objetivo das ações é transmitir informações, falar sobre a doença e perpetuar o tema em outras cidades.