Assembleia do Sind-UTE na próxima quarta-feira define se haverá greve na Rede Estadual de Ensino

FOTO – DIVULGAÇÃO

Menos de um mês depois do Governo do Estado de Minas Gerais anunciar o retorno das aulas presenciais, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SIND-UTE), através da Sub-sede de Montes Claros, que abrange 23 municípios, realiza na quarta-feira (07), uma assembleia que vai decidir sobre uma greve ou não.

Segundo o Coordenador da Sub-sede de Montes Claros, Geraldo da Costa Silva, o objetivo dessa assembleia é se iremos aderir à uma greve ou não, “para mim, a greve sanitária ou greve ambiental, é para que os trabalhadores da Educação, sigam trabalhando remotamente, até que todos tenham recebido a 2ª dose da vacina”.

Ainda de acordo com Geraldo da Costa Silva, a assembleia acontece na próxima quarta-feira (7), à partir das 9 horas e deve se estender por todo o dia, “a assembleia vai acontecer de forma on-line e deve contar com a participação de aproximadamente mil conselheiros”.

SEE soltou nota sobre a possibilidade de greve

Em contato com a assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, eles enviaram uma nota abordando o tema. Confira abaixo:

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) reforça que a retomada das atividades presenciais nas escolas da rede estadual está acontecendo de maneira segura, híbrida, gradual e facultativa, seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Todas as escolas realizaram um checklist criterioso para aplicação das adequações necessárias no ambiente, com regras de distanciamento e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza.

As regras de retorno também incluem um monitoramento de casos suspeitos da doença, com afastamento progressivo de alunos, turmas e até o fechamento de escolas, em caso de necessidade. Destacamos que o acompanhamento fino das duas primeiras semanas de retomada confirmou que as escolas estão seguindo bons procedimentos de segurança sanitária, não tendo sido registrado nenhum caso de Covid-19 nas escolas desde o início das atividades com os alunos.

Sobre a possibilidade de greve sanitária, a SEE/MG informa que foi notificada pelo sindicato que representa a categoria, mas reitera que o processo de retomada das atividades presenciais segue planejado com todo cuidado e segurança, com ações de acolhimento dos profissionais nas unidades escolares nesta semana e preparação para o retorno dos estudantes no próximo dia 12.

Sobre a vacinação dos profissionais da educação, até o momento, de acordo com os dados do Painel Vacinômetro, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), foram aplicadas 380.476 doses em profissionais da educação, sendo 378.660 primeiras doses, 1.718 segundas doses e 98 doses únicas. Os dados sobre vacinação estão disponíveis neste link: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro.