Foto: Divulgação/Facebook
O Governo do Estado de Minas retornou às aulas presencialmente no último dia 21 de junho, mas das cidades que fazem parte da Região da Serra Geral, apenas à cidade de Rio Pardo de Minas retornou às aulas, em seis escolas estaduais.
A superintendente de ensino de Janaúba, Veraci de Souza Jácome, destaca que depois da decisão do Governo de Minas, no dia 28 de junho, onde algumas escolas aptas a retornar presencialmente, a única cidade que aderiu foi a de Rio Pardo de Minas que possui em média 220 alunos na rede estadual de ensino.
“Informamos aos responsáveis pela gestão de cada cidade a determinação do Estado, porém, somente uma atendeu a decisão. Respeitamos o posicionamento dos prefeitos das outras cidades que optaram em não retornar”, pontua a superintendente.
Segundo o prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes Santos, mesmo com a liberação do estado, o município ainda não está pronto para voltar, pois se encontra na Onda Vermelha do Programa Minas Consciente.
“Inclusive sancionei um decreto municipal (nº:74/2021) suspendendo as aulas estaduais. O decreto considerou a decisão do Comitê Estadual Extraordinário Covid-19, composto de secretários de Estado, como a Secretaria de Estado da Educação. Ressaltamos que as escolas municipais e estaduais não retornaram presencialmente e vão seguir assim. Não abriremos enquanto não sairmos da Onda Vermelha, justifica o prefeito”.
O Governo de Minas emitiu uma nota técnica informando que o Comitê Extraordinário Covid-19, grupo de trabalho que acompanha a pandemia no estado, aprovou o retorno das atividades escolares para cidades que estiverem na onda vermelha do Minas Consciente, plano criado para a retomada gradual e segura da economia.