Caged confirma retomada da geração de emprego em Montes Claros

Foto: Fábio Marçal

O Ministério da Economia divulgou nesta quinta-feira, (1), os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), relativos ao mês de maio de todos os municípios brasileiros. De acordo com o levantamento, em Montes Claros o saldo foi positivo com a contratação de 2.513 trabalhadores, 589 a mais, comparando com o mesmo período do ano passado.

A pesquisa também mostra que o número de demissões foi menos do que em 2020 – nos primeiros cinco meses deste ano, 2.370 perderam o emprego, saldo de 143 postos de trabalho. Essa ferramenta do Governo Federal auxilia os municípios no planejamento de políticas públicas de geração de emprego e renda.

Danielly Saraiva dos Santos está dentro do levantamento feito pelo Caged. Há três meses ela foi contrata em uma clínica odontológica, como recepcionista.

“Fui no ano passado, no início da pandemia, pois a empresa não conseguiu manter os funcionários. Demitiram os funcionários mais novos e eu era uma delas. Graças a Deus, consegui essa nova oportunidade”, enfatiza.

DADOS

No acumulado do ano, os números mostram: 14.358 admissões e 12.674 desligamentos, o que representa um total de 1.684 novos postos de trabalho criados em 2021. Comparando-se os números de 2021 com o mesmo período de 2020, e que engloba o início da pandemia no país, mais uma vez se vê a retomada do emprego na cidade: no ano passado, haviam sido 9.766 contratações, 12.197 demissões e deficit de 2.431 vagas.