A Emater iniciou os testes com um protótipo de atendente virtual para auxiliar os produtores rurais. O robô (chatbot) faz parte da estratégia da empresa de transformação digital e fomento à cultura da inovação. Os testes com o “robô da Emater-MG” começaram pelos municípios vinculados a seis unidades regionais da empresa, Montes Claros, Belo Horizonte, Capelinha, Lavras, Patos de Minas e Viçosa.
O robô, que ainda será batizado, é um experimento que pretende auxiliar na disponibilização, futuramente, de atendimento 24 horas, sete dias por semana, aos produtores rurais, a partir do uso dessa ferramenta de comunicação, baseada em inteligência artificial. Produtores rurais das regiões abrangidas nessa fase de testes já estão sendo orientados pelos próprios técnicos da empresa para acessarem ao chatbot, em seus smartphones e computadores.
“Ele vai sendo aprimorado conforme as necessidades dos produtores, à medida que eles vão interagindo com esse robô”, explica o coordenador de Tecnologia da Inovação da Emater, Péricles Alexandre Marques.
A ferramenta inicialmente fornecerá atendimento automatizado em um leque limitado de temas, aqueles que são de maior destaque para a agropecuária mineira e para demandas que não necessariamente exigem a presença do técnico em campo. A partir deste experimento, a oferta será ampliada e aprimorada. “A expectativa neste início é justamente rodar o protótipo, perceber os assuntos mais solicitados pelos produtores, para então fazer todos os ajustes necessários e, num futuro breve, poder estruturar o atendimento automatizado dentro da empresa”, diz.
Além do chatbot, a estratégia associa o atendimento humanizado remoto aos produtores, através do Plantão Técnico da Emater-MG, que está disponível diariamente, em horário comercial, via chatbot, site da empresa e WhatsApp.