Com um voto contra e duas abstenções, a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou nesta terça-feira, (29), o projeto que concede Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros ao deputado federal Marcelo Freitas (PSL) – a iniciativa é da Mesa Diretora que anualmente escolhe um membro da sociedade montes-clarense para receber a comenda.
Segundo a vereadora Professora Iara Pimentel (PT) o voto contrário é devido o deputado Marcelo Freitas ser o relator da reforma da previdência. “Não posso votar em um deputado que foi contra os direitos administrativos da nossa sociedade”, disse a parlamentar. Com a mesma justificativa de Pimentel, os vereadores Marlus do Independência (PT) e Daniel Dias (PCdoB) abstiveram seus votos.
A Medalha Ivan José Lopes é a maior comenda da Câmara de Montes Claros. Quem escolhe o homenageado é a mesa diretora, que atualmente é composta ocupada pelos vereadores Cláudio Rodrigues (presidente), Graça da Casa do Motor (PSL) e Stalin Cordeiro (segundo secretário). A última pessoa agraciada com a medalha foi o então secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro.
Para o homenageado, ser contemplado com a medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros, é sem dúvidas um motivo de extremo orgulho.
“Nasci e me criei na roça. Estudei a vida inteira em escolas públicas. Nada em minha vida foi fácil. Mas a fé em Deus e o apoio da família sempre me impulsionaram a seguir adiante. Agradeço a cada um daqueles que contribuíram para que essa homenagem se tornasse realidade. Se pudesse deixar algumas palavras, especialmente neste momento difícil de pandemia, diria às pessoas para jamais perderem a esperança. Dias melhores virão, pois Deus é bom a todo momento”, destaca Freitas.
A medalha é entre no sábado, dia do aniversário de Montes Claros, 3 de julho, às 10h.
OUTROS PROJETOS
Também foi aprovado o projeto (n°11/2021), de iniciativa da vereadora Ceci Protetora (PP), que cria a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais. A Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para o exercício financeiro de 2022 foi aprovada – a receita estimada no Orçamento Fiscal e da Seguridade Social e de investimentos é de $1.404.822.000 bilhão.
De iniciativa do vereador Wilton Dias (PTB), o projeto (n°9/2021) acrescenta o Artigo 41 do Regimento Interno da Casa. Segundo a pasta, “no caso de vereador (a) que exerça cago na Mesa Diretora se licenciar para ocupar cargo de secretário municipal, haverá a perda automática do posto”. Assim, deverá ocorrer uma nova eleição dentro do prazo de 30 dias para eleger um novo membro.