A reunião ordinária, desta terça-feira, da Câmara Municipal de Montes Claros, promete render discussões. O motivo são dois projetos que dividem opiniões entre os parlamentares – o primeiro é a entrega da Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros, ao deputado federal Marcelo Freitas (PSL). O outro, de iniciativa do vereador Wilton Dias (PTB), determina uma nova eleição para ocupar o cargo de 1° secretário da Casa.
A Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros é a maior honraria oferecida pela Câmara de Montes Claros para aqueles que contribuíram de alguma forma para o crescimento da cidade. A discussão sempre foi para quem a medalha é entregue, pois, quem escolhe o homenageado é a mesa da presidência – atualmente ocupada pelos vereadores Cláudio Rodrigues (presidente), Graça da Casa do Motor (PSL) e Stalin Cordeiro (segundo secretário). Esse ano, o deputado Marcelo Freitas é o indicado em receber a medalha que é feita toda em ouro.
Também está na pauta, o projeto do vereador Wilton Dias que muda o regimento interno da casa, acrescentando o Artigo 41. A última vez que esse projeto entrou em pauta, houve discussão entre os parlamentares e o clima esquentou na “casa do povo” – a proposta não foi votada porque o presidente acabou encerrando a reunião.
O projeto de Dias visa, que “em caso de afastamento de algum membro da mesa diretora, deverá haver uma nova eleição para ocupar o cargo vago”. Esse assunto veio à tona, após o então vereador Soter Magno (PSD), primeiro secretário da Câmara, se afastar para assumir o cargo de secretário municipal de Meio Ambiente.
Essa é a penúltima reunião ordinária deste semestre. Os vereadores entram de recesso a partir do dia 10 de julho.