Sabores juninos

Mais um ano sem as tradicionais fogueiras de São João. Devido à pandemia do novo coronavírus, ficam proibido festas e comemorações com muitas pessoas para evitar a aglomeração. Mas, a redação do WEBTERRA traz para vocês uma maneira de comemorar as festividades, em casa, sem deixar aquele gostinho das comidas típicas juninas.

 A REPORTAGEM conversou com a chef de cozinha, Alessandra Ribeiro que relembrou duas comidas típicas (uma doce e outra salgada) feitas por sua avó, e que todos podem fazer em casa.

Confira:

“O bombocado é uma receita antiga da minha avó que casa muito bem com as festas juninas”, conta a chef.

Ingredientes:

1 lata leite condensado

Mesma medida de leite de vaca

5 colheres de sopa de açúcar

5 colheres de sopa de trigo

3 colheres de sopa de manteiga

1 pacote de coco ralado

3 ovos inteiros

1 colher de sopa de fermento

Modo de fazer:

Mistura tudo em uma vasilha – o fermento coloca por último. Assar em forno médio e depois de frio cortar quadradinhos e passar em açúcar refinado.

“Essa é aquela receita que você põe tudo em uma panela e pronto. Praticidade para o dia a dia sem perder o sabor”, destaca.

CALDO DE MANDIOCA

O caldo de mandioca é mais uma receita típica da culinária junina e agrada todos os paladares. Para a chef, Alessandra Ribeiro, além de ser algo saboroso é um ótimo prato para aquecer os dias frios.

Ingredientes:

1 quilo de acém em cubos

1 quilo de mandioca

Sal e alho a gosto

Modo de fazer:

Cozinhe a carne com os temperos de sua preferência. Bata a mandioca com o próprio caldo (pouco, apenas para que seja possível bater) no liquidificador e agregar esse líquido à carne.

“Eu abuso do alho, cebola, ervas frescas, páprica defumada. Deixo bastante caldo e a carne bem cozidinha, depois desfio. Deixe temperos em porções para que seja adicionada a preferência dos convidados, como salsinha, cebolinha, pimenta calabresa. Torresmos também são bem vindos”, incrementa a Alessandra.