Bombeiros participam de curso para combater incêndios florestais

De junho a setembro, o número de incêndios aumentam devido ao tempo seco e ventos fortes. Além disso, existem aquelas queimadas provocadas, o que é considerado crime ambiental. Para debater o contexto do emprego de técnicas de fogo controlado em unidades de conservação do estado e evolução da atividade, os militares do Corpo de Bombeiros de Montes Claros participaram de encontro do Grupo Temático Operacional de Combate a Incêndios Florestais.

O grupo operacional é um fórum tecnicamente qualificado composto por militares de diversas unidades do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e tem o objetivo de realizar estudos e pesquisas.

Ao todo, 17 militares, sendo dois de Montes Claros, participaram das atividades – dois de Montes Claros. Durante o curso foram ensinados a atualização da instrução técnica operacional de combate a incêndios florestais, discussões sobre o desenvolvimento de procedimentos padrão para atividades específicas relacionadas ao combate aos incêndios rurais e a elaboração de um manual atualizado de Bombeiros.

“O curso foi muito enriquecedor. Foram debatidos assuntos de combate e prevenção a incêndios florestais que serão adotadas nos próximos meses. Por exemplo, o uso de drones durante as queimadas e a georreferência nas vegetações. Para encerrar o curso utilizamos o fogo técnico na área de preservação ambiental do parque Fernão Dias, com objetivo de reduzir o acúmulo de combustível florestal e assim evitar possíveis incêndios”, pontua tenente Diego Prates, dos Bombeiros de Montes Claros que participou do curso.

Durante o curso, os militares puderam conhecer mais sobre a perícia em incêndios florestais, inovações em equipamentos de combate, georreferenciamento e utilização de fogo técnico para redução de carga combustível em unidades de conservação. Os exercícios foram realizados na Academia de Bombeiros Militar – Complexo Pampulha e na Área de Preservação Ambiental Fernão Dias – Contagem/MG.

“É uma iniciativa de extrema importância da corporação em promover o encontro de integrantes dos diversos grupos táticos. Ressaltando que a ação contribuirá para resultados pactuados no início das atividades do ano passado”, destaca o major Davi Lucas Soares, coordenador temático.