Neste período em que estamos chegando bem próximo do inverno, que começa no dia 21 deste mês, as temperaturas tem caído bastante e estas quedas fazem com que as pessoas apresentem problemas de saúde, e na maioria das vezes as crianças são às que adoecem mais facilmente.
De acordo com o professor de climatologia da Universidade Estadual de Montes Claros, Renan Milo, é normal a queda de temperatura neste período do ano, “a perspectiva é de frio para esta semana com tendência a esfriar mais com a chegada do inverno dia 21 de junho. Com o inverno o tempo fica mais frio, então começaremos a sentir os efeitos desta estação de agora pra frente”.
Para a pediatra Fabiola Oliveira, com essa mudança de clima as crianças apresentam alguns sintomas que devem ser observados, “Os sintomas mais comuns dos resfriados de crianças que ocorre muito nessa fase de outono e inverno são: congestão nasal, coriza, tosse, inapetência, e eventualmente febre baixa e a melhor maneira de evitar os resfriados de outono inverno é evitando aglomerações e contato com pessoas doentes. Outra medida muito eficaz é o uso de soro fisiológico nasal diariamente”.