Médico esclarece dúvidas sobre cirurgias bariátricas

No mundo atual cada vez mais as pessoas tem se preocupado com a saúde, de uma forma geral, e pensando não só na saúde, mas também na estética, a cirurgia bariátrica tem sido uma saída. Para buscar esclarecer tudo sobre esse procedimento, o Portal Webterra entrevistou o médico cirurgião do aparelho digestivo, Samir Almeida Borges.

Portal Webterra – O que é a cirurgia bariátrica?

Doutor Samir – É o tratamento cirúrgico que tem por finalidade o controle da obesidade. Na sua origem, o termo BARIÁTRICA, remete a tratamento do peso, entretanto, hoje em dia é mais adequado dizermos “cirurgia bariátrica e metabólica”, uma vez que a cirurgia apresenta efeitos metabólicos importantes, e que são independentes do peso. Vale ressaltar que estes efeitos metabólicos também ocorrem na perda de peso sem cirurgia, mas nos casos dos operados estes efeitos são relativamente independentes da perda de peso, ou seja, existem outros fatores associados à cirurgia que somam favorecendo estes efeitos.

Portal Webterra – Para quem é indicado?

Doutor Samir – A cirurgia bariátrica possui critérios específicos para sua indicação, reconhecidos mundialmente. Basicamente se resume a pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 ou entre 35 e 40 associado a comorbidades, tais como: hipertensão arterial, diabetes, síndrome dos ovários policísticos, entre outras. Vale ressaltar que estes pacientes, via de regra, precisam ter sido tratados clinicamente previamente, sem sucesso.

Portal Webterra – Como é a recuperação após a cirurgia?

Doutor Samir – A recuperação da cirurgia precisa ser compreendida de duas maneiras, uma sobre o ponto de vista da agressão cirúrgica que tras vários riscos relacionados a cicatrização, infecção, fenômenos tromboembólicos como qualquer cirurgia, que no caso dos bariátricos foram bastante diminuídos após a cirurgia por vídeo laparorcopia ser mais difundida.

Outra situação importante na recuperação destes pacientes é a questão alimentar, que passa por um processo relativamente longo de adaptação, em que eu costumo convidar meus pacientes a fazerem uma nova rotina. Criarem novos hábitos e abandonarem definitivamente os vícios alimentares que os fizeram precisar da cirurgia.

Portal Webterra – Estamos vivendo um período de pandemia, como isso influenciou no número de cirurgias?

Doutor Samir – A pandemia do Covid-19 trouxe vários problemas, entre eles, falta de leitos, falta de medicações para anestesia geral e ainda o risco que pacientes viessem a se contaminar nos hospitais. Isso fez cair drasticamente o número de cirurgias. Entretanto, com o estresse pelo momento vivido temos observado um aumento de peso nas pessoas, que vai refletir para o aumento de cirurgias no futuro.

Portal Webterra – Pessoas que fizeram a cirurgia bariátrica necessariamente tem prioridade para tomar a vacina de combate ao Covid-19?

Doutor Samir – Na verdade não, como a cirurgia reduz o peso melhora o controle da pressão e até mesmo da glicose. Pelo simples fato de serem operados não devem ter prioridade na vacinação.

Portal Webterra – O que fazer para não recuperar o peso?

Doutor Samir – é importante entender que a cirurgia não vai curar a pessoa e sim conceder uma oportunidade para mudar seus hábitos com grande chance de sucesso. Mas sempre dependendo dos atos e escolhas de cada um.