Em partida válida pela última rodada da 1ª fase da Copa América de Basquete, a Seleção Brasileira de Basquete feminino venceu a equipe de Ilhas Virgens por 77 a 56 com uma atuação impecável da jovem atleta montes-clarense Kamilla Cardoso, de apenas 20 anos. Ela foi a maior pontuadora do Brasil, marcando 17 pontos e pegando 11 rebotes. Com o resultado o Brasil já está classificado para a próxima fase da competição.
Para o treinador de basquete Rogério Santana, que foi quem a descobriu quando a atleta tinha 12 anos, vê a atleta conquistar seu espaço tem sido gratificante, “no início ela acompanhava a irmã Jéssica, depois levei para as viagens do adulto para pegar bagagem social e com 13 anos a convoquei para seleção mineira sub-15. A partir daí começa sua história. Tenho muito orgulho de ter direcionado, pois o talento é dela, acho que chegará bem mais longe, e a próxima meta é estar na WNBA, com 21 anos”.
Ainda segundo Rogério Santana ela já estaria bem melhor se não tivesse sido cortada em duas oportunidades anteriores à Copa América, “com certeza já poderia ter evoluído mais, se ela não tivesse sido cortada das últimas duas. Hoje teria mais experiência poderia contribuir muito mais. É verdade que tem que evoluir, por exemplo, quando ela dominar o jogo 1×1 defensivo e ofensivo, estará entre a 10 melhores pivôs do mundo”.