Será votado na próxima terça-feira (15), Projeto de Resolução do vereador Wilton Dias (PTB), que visa democratizar as substituições da Mesa Diretora da casa legislativa em caso de licenciamento de seus membros para ocupar outros cargos fora da câmara.
Segundo o parlamentar, o projeto visa tão somente deixar os processos dentro da câmara ainda mais democráticos, uma vez que a Diretoria foi votada numa ordem e de repente essa ordem mudar automaticamente sem consulta dos vereadores, muita vezes, poderia não ser do agrado dos legisladores, portanto, decidiu alterar o método já utilizado.
A proposta de Wilton é acrescentar no Art.41-A, do regimento interno da Câmara de Montes Claros a seguinte redação: “No caso de vereador(a) que exerça cargo na Mesa se licenciar para exercer cargo de Secretário Municipal, haverá a perda automática do cargo por ele(a) exercido junto à Mesa, e seu preenchimento far-se-á por eleição, dentro de 10 (dez) dias, como primeiro ato da ordem do dia, exceto para o cargo de Presidente, aplicando-se o disposto no art. 41.”
A iniciativa do vereador deverá contar com o apoio de grande parte dos colegas, pois desta forma eles poderão escolher quem assumirá a vaga desocupada por algum membro da Mesa Diretora em casos de licenciamento ou afastamento por qualquer outro motivo, deixando assim os trabalhos do legislativo mais harmoniosos entre os componentes da casa.
Agora mesmo, após nomeação do vereador Sóter Magno (PSD) para o cargo de Secretário Municipal de Meio Ambiente, a vaga de 1º Secretário ficou vaga e poderia ser ocupada pelo 2º Secretário, Stallin Cordeiro (PODE), mas a maioria dos vereadores não aprovam o nome do parlamentar para ocupar a vaga, por isso pretendem fazer uma votação e escolher entre eles quem irá substituir Sóter. O vereador Wilton Dias informou à nossa equipe que não tem interesse na vaga nem irá disputa-la.