Os preparativos para o Casamento Comunitário começaram no salão. As noivas passaram por um dia de beleza. Cabelo, maquiagem, tudo perfeito para subir ao altar e dizer o tão aguardado SIM.
Embora a pandemia do coronavírus tenha mudado a rotina e adiado os planos de milhares de brasileiros, em Montes Claros, para essas 15 noivas, a realização do sonho, da união matrimonial está garantida, graças a mais uma edição do Casamento Comunitário organizado pelo Pastor Gil Novais há mais de 10 anos, que acontece nesta quinta-feira (27).
Ruth Ribeiro é uma das noivas, ela está com o companheiro há cerca de dois anos. Mãe de três filhos, ela conta que decidiram se casar para viver em graça com Deus, já que moravam juntos, mas em situação irregular.
“Nós decidimos nos casar quando conhecemos o pastor Gil. Ele nos ajudou, porque não tínhamos condições de pagar um casamento. E também para nos acertamos com Deus, primeiramente. O nosso sentimento nesse momento é de gratidão a Deus ao pastor, por eles nos honrarem com essa benção que é o casamento. Senão fosse por esse projeto lindo nada disso estaria acontecendo, ele cumpre uma missão e que Deus abençoe ele sempre nessa caminhada. Eu e meu companheiro, agora esposo esperamos que consigamos correr atrás dos nossos sonhos e objetivos juntos”, declara Ruth.
O pastor Gil já uniu mais de 600 casais em Montes Claros. A expectativa do religioso é que o projeto se expanda por todo Norte de Minas.
“O nosso foco são casais que estão em situação de vulnerabilidade social. Meu sonho é que consigamos alcançar e casar muito mais pessoas que vivem de maneira irregular, pois é um direito que eles têm. O processo para selecionar os casais que são beneficiados passa por uma triagem. A gente analisa as condições de cada um, verifica se trabalha, qual a renda e damos seguimento a papelada junto ao cartório. Hoje estamos casando 15 casais, no final de junho mais 22 e final de julho mais 23, totalizando 60 casamentos nos próximos dias”, explica o Pastor.
Por conta da pandemia, esse ano, a cerimônia será diferente, não haverá a presença de familiares e convidados dos noivos. Segundo o Pastor, eles vão casar apenas 30 pessoas cumprindo todos os protocolos recomendado pelas organizações de saúde. Os casais, que participam do Casamento Comunitário consagraram a união civil e religiosa ao mesmo tempo.
“Nós conseguimos uma autorização com a Prefeitura para realizar esse matrimônio. O local onde irá acontecer possui capacidade para até 1100 pessoas. Organizamos o espaço respeitando o distanciamento, álcool em gel, aferidor de temperatura, além de não ter nenhuma celebração que não seja somente o culto”, explica.
Todo esse trabalho requer ajuda de parceiros, pois são muitos os detalhes para deixar esse momento especial para cada um. A empresária Nete Freitas, dona do Salão Versátil, um dos mais tradicionais da cidade, conta que a gratidão a Deus é um dos motivos que a motiva a ajudar.
“O casamento é um momento muito especial. Hoje fizemos cabelo, maquiagem e preparamos um lanche caprichado para que elas possam se sentir ainda mais acolhidas e especiais e em um verdadeiro dia de princesa. Ver o sorriso no rosto e a felicidade de cada uma não tem preço. Eu costumo falar que servir é meu lema de vida, porque eu tenho uma gratidão a Deus tão grande, por eu ter saúde, por Deus ter me dado o dom de fazer as pessoas ficarem mais lindas. Eu ajudo, pois ele me ajuda demais, eu tenho dois filhos maravilhosos, sou uma mulher muito próspera e a forma que eu encontrei de agradecer a Deus, ter gratidão, foi ajudando as pessoas que é mínimo que posso fazer e posso fazer muito mais”, descreve.
Para o pastor esse tipo de apoio é fundamental, pois, sozinho não conseguiria.
“A Nete tem meu agradecimento especial, bem como o Pastor Erley que decorou toda igreja, a Vilma e a Angélica Noivas que vestiu nos ajudou com os vestidos. Foi um trabalho em conjunto que eu pretendo levar para toda região”, finaliza Pastor Gil.