Nesta segunda-feira (24/5), o presidente, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) participou de audiência com o procurador-geral de justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, o governador Romeu Zema, o senador Carlos Viana e com o deputado estadual Arlen Santiago, quando solicitou a retirada da linha férrea do centro de Montes Claros, a fim de que ela seja reconstruída no entorno da cidade.
Rodrigues explicou que Montes Claros possui 15 quilômetros de trilhos na área urbana que estão em operação há cerca de 100 anos, sem nenhuma alteração na malha ferroviária ou realização de obras de urbanização. “Nós viemos trazer uma solicitação de Montes Claros, que é o sonho do montes-clarense que seja feita a retirada da linha férrea do Centro da cidade. Com o crescimento e a expansão da cidade, ao longo desses anos, muitas áreas cortadas pela linha férrea se tornaram áreas centrais de grande circulação de pessoas, e os trilhos dificultam e em alguns casos até impedem a integração e mobilidade entre os bairros, havendo a necessidade de mitigar conflitos entre o sistema viário e a ferrovia”, justifica.
Entre as medidas propostas pelo parlamentar estão a construção de contorno ferroviário para retirar a ferrovia da área urbana da cidade; construção, no local da atual linha férrea, de avenida para circulação de transporte público; construção de viadutos; e doação de todo o acervo do terminal ferroviário para o Município, para preservação cultural.
A demanda foi aceita pelo procurador-geral que garantiu analisar o pedido e avaliar como poderão buscar essa medida de interesse da cidade.
Carlos Viana salientou a preocupação do Presidente da Câmara em sempre levar desenvolvimento para o Norte de Minas.
“Nosso Presidente, Vereador Claudinho, com a preocupação de sempre melhorar a cidade, acompanhado deputado Arlen Santiago, Dr Jarbas, que é do Norte de Minas, e dizer que o Norte está mandando muito nessa Minas Gerais, e eu como Senador do Norte de Minas faço esse compromisso de olhar com muita atenção dentro do acordo que nós estamos fazendo com a VLI de antecipação do contrato da Ferrovia Centro Atlântida, e que podem ter certeza que nós vamos colocar como prioridade”, destaca Viana.
“Excelente ideia do nosso vereador Claudinho. Importantíssima, e na negociação agora da VLI que vai ter que pagar recurso para o Brasil e para Minas Gerais, nós vamos pedir a quem está na negociação, que é o norte-mineiro, Jarbas Soares, procurador-geral do Estado de MG, para que ele também busque essa ideia do Claudinho, que na hora que ele falou comigo, eu fiz o compromisso de marcar imediatamente de apresentar essa demanda, na reunião onde será tratado o Termo de Ajustamento de Conduta entre o Ministério Público e a mineradora Sul Americana de Metais (SAM) que irá gerar 6 mil empregos na região de Vale das Cancelas, Grão Mogol, Padre Carvalho, Josenópolis, Fruta de Leite e Salinas”, finaliza Arlen Santiago.