A Associação de Câmaras e Vereadores da Área Mineira da Sudene – AVAMS realizou na manhã desta quinta-feira (20), o 1º Seminário de Vereadores do Médio São Francisco, na cidade de São Romão. Estiveram presentes vereadores dos municípios da micro Região do Médio do São Francisco e as lideranças: Daniel Dias, o vereador e presidente da AVAMS; Marcelo Meireles, o prefeito de São Romão e presidente do Cisrun; e Hebert Levi, Assessor Executivo do Cisrun e Coordenador de Eventos da AVAMS.
De acordo com o presidente da AVAMS, Daniel Dias, o seminário de formação de vereadores contou com dois advogados especialistas na área legislativa, para capacitar e orientar os vereadores nos desafios que uma legislatura impõe para os agentes políticos recém-empossados.
Além do propósito de capacitação, iniciou também um movimento de busca da inclusão de três trechos de asfalto entre Ponto Chique e São Romão, além da conclusão do trecho entre São Francisco e São Romão e o trecho entre São Romão e Santa Fé de Minas que estão incluídos no acordo da Vale através da mobilização e cobrança das Câmaras Municipais vinculadas à AVAMS junto ao Comitê de Frente da Vale do Rio Doce e com o Executivo Estadual. Com o andamento dos acordos, os representantes esperam que as obras gerem mais mobilidade e desenvolvimento para a região.
A capacitação técnica para vereadores é importante, porque torna os parlamentares e suas respectivas Câmaras mais técnicos, eficientes e preparados. Com isso, a AVAMS mostra a sua importância para a região da SUDENE como organização política de alto impacto, atuando como mediadora dos interesses comuns às cidades com Câmaras filiadas e demonstrando que tem tomado o rumo certo.