A Secretaria de Desenvolvimento Social de Montes Claros não apresentou nenhum projeto de apoio e amparo aos moradores de rua que já começaram a sofrer com a onda fria.
Nesta madrugada de quinta-feira (13), a temperatura chegou a 13º e as pessoas em situação de rua só têm recebido a solidariedade dos grupos independentes que distribuem sopão em algumas partes da cidade, o que não é suficiente. Especialistas dizem que o ideal seria distribuição de cobertores, alimentação e principalmente um albergue para acolher essas pessoas.
O número de pessoas em situação de rua aumentou significativamente nos últimos meses e nada aparentemente tem sido realizado pelo poder público municipal, que se nega a falar sobre o tema quando procurados pela imprensa.
Segundo uma ex-funcionária da Diretoria de Programas Sociais do município, que preferiu não se identificar, o descaso com os moradores de rua já acontece na administração há um bom tempo. Ela contou para nossa equipe de reportagem que durante as festas culturais públicas, o prefeito ordenava que as pessoas em situação de rua fossem retiradas da área central e espalhadas pelos bairros.
Ainda segundo a ex-funcionária, o Centro POP, que fornece almoço para essas pessoas, funciona apenas em meio período, o que é insuficiente para ser considerado como amparo, pois os recursos existem e não são utilizados com políticas públicas.
Sobre a atenção básica básica de saúde, através do ‘Consultório na Rua’, ela pontua que o serviço médico tem sido precário, uma vez que a equipe não tem dado conta de realizar os atendimentos devido a grande demanda de pessoas em situação de rua.
O prefeito Humberto Souto (Cidadania) continua em isolamento social, sem ir a prefeitura desde o início da o pandemia, o que também já tem gerado transtorno, pois muitos nomes de seu staff tem colocado os pés pelas mãos e todos os dias um novo escândalo é disseminado nas redes sociais.
Sobre as denúncias de retenção do recurso milionário de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, o Secretário Aurindo Ribeiro nunca atende as ligações de nossa equipe, assim como se recusou a falar sobre o caso dos moradores de rua.