Diante da possibilidade de reativação da balança de pesagem de veículos de carga na MGT-135, localizada dentro da área de expansão urbana de Mirabela, o Prefeito Luciano Rabelo, a pedido da população, dos comerciantes e das autoridades se reuniu, em Belo Horizonte, para entender o motivo pelo qual o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) irá retornar com o controle de cargas no Município.
“Imediatamente tivemos ciência, oficializei aos nossos deputados estaduais para evitar que esse procedimento se concretize. Além de documentar o desejo da nossa comunidade, fui a Capital, acompanhado de uma comitiva que incluiu o vereador Igor Adiel (Avante), e pedimos que o nosso pleito seja atendido. Nos encontramos com Tadeu Martins Leite (MDB), Cleitinho Azevedo (Cidadania) e com a assessoria do Deputado Virgílio Guimarães. Todos se comprometeram a nos ajudar”, falou Luciano.
Igor afirmou que a “balança somente atrapalhou Mirabela e agora é um pedido do povo que ela não retorne”, finalizou Igor.
Cleitinho demonstrou interesse em ajudar e alegou que, em parceria com o Deputado Tadeuzim, vai intermediar para que a vontade do cidadão prevaleça.
Segundo o Prefeito, partiu do Gabinete de Virgílio o agendamento com os técnicos do DER.
“Ricardo Campos nos acompanhou na audiência realizada com o Mateus, que garantiu que irá estudar a mudança da balança para outro local que não afete tanto a comunidade. Demonstramos os danos e a inviabilidade desta obra que penaliza e inviabiliza somente o nosso município já tão fragilizado por tantas adversidades”, esperançoso declarou Luciano.
Prejuízos
No período em que a balança esteve ativa, foram imensos os prejuízos causados à cidade. Todo o comércio ficou prejudicado, as ruas foram danificadas, inclusive os prédios históricos e templos religiosos, já que os caminhoneiros utilizavam de atalhos que passam pelo centro da cidade.
As estradas rurais de acesso à região mais produtora do Município foram totalmente danificadas e não dispúnhamos de recursos para efetivar a manutenção com a frequência que era exigida.
“É certo que somente o nosso município fica prejudicado com esta instalação. Não temos estrutura, nem financeira nem de máquinas, para suportar os estragos e os prejuízos advindos desse desastroso deste controle”, falou o Prefeito.
O que diz o DER
De acordo com a Assessoria de Comunicação do DER, o órgão está concluindo os estudos para reativar as atividades das praças de pesagem no Estado, entre elas, a instalada na BR-135, em Mirabela, no norte de Minas. A entrada em operação ainda não tem data definida. Ao todo serão 42 distribuídas nas estradas mineiras. Atualmente, quatro balanças estão em operação.
Ainda conforme o Departamento, ss critérios técnicos adotados para o retorno da operação das balanças no estado, resultam do monitoramento que o DER vem realizando do fluxo de veículos de carga nas rodovias estaduais, visando definir as estruturas de fiscalização, garantir o cumprimento das regras e da legislação de trânsito, além de preservar a segurança viária.