NORTICIANDO (by Arthur Amorim Júnior)
ISENÇÃO PARA O TRANSPORTE ESCOLAR
Se tem uma classe que sofreu e que vem acumulando prejuízos com a pandemia foi o trabalhador que atua no Transporte Escolar. Em busca de alternativas que ajudem a minimizar o drama desses profissionais, o vereador Stalin Cordeiro (Podemos) pediu que o executivo montes-clarino isentasse as cobranças relacionadas com ISSQN e a Taxas de Vistoria, por parte da MCTrans. Como argumento, o edil relatou que esses proprietários de veículos do Transporte Escolar, em Montes Claros, estão há mais de um ano parados e sem condições de arcar com essas despesas. Outro agravante mostrado por Stalin é que com o retorno das aulas, o transporte escolar deverá funcionar com capacidade reduzida, o que também dificultará a vida desses profissionais.
SEGURANÇA PÚBLICA E ENERGIA ELÉTRICA
Deficiência na segurança pública e melhoria na rede elétrica, nas comunidades rurais das cercanias montes-clarinas. Essas duas pautas foram apresentadas e cobradas pela vereadora Graça Gonçalves Dias, a Graça da Casa do Motor (PSL), na edilidade. As cobranças em relação a segurança, segundo a edil, continuam acontecendo em grande volume por parte dos moradores. Para que essas comunidades recebam um atendimento mais contundente por parte da Polícia Militar, a edil aconselhou que sempre façam B.O., quer seja de grandes e de pequenos furtos. Em relação a energia elétrica, a cobrança é que seja revisado todo o sistema da rede elétrica nos distritos e comunidades, e melhoria na qualidade do serviço ofertado pela Cemig. A edil alertou: “os prejuízos só vão aumentar, caso algum equipamento queime, pois além da luz ir sempre embora, está havendo picos de energia e isso danifica o maquinário. Nos últimos anos a extensão elétrica da zona rural cresceu bastante sendo necessário uma revisão nas redes mestras, transformadores e redes de distribuição”.
PAVIMENTAÇÕES DE RUAS PRÓXIMAS A VICENTE GUIMARÃES
A Avenida Vicente Guimarães promete ser um das obras que ficará marcada na história do município e da administração Humberto Souto. Sabendo que a avenida se tornará um dos cartões postais da cidade, a vereadora Maria Helena Lopes (MDB) anteviu e apresentou requerimento solicitando que as ruas próximas também sejam pavimentadas. Fez questão de citar nominalmente as ruas que necessitam ser recapeadas, como a Mauro Moreira, Noé Luiz Soares, Ivan José Lopes Filho, Neco Santa Maria e Rua Santos Guimarães, e Avenida 14. Pano rápido, não adianta cuidar da sala se as outras partes da casa estão desarrumadas.
COMISSÃO DE EVENTOS
Ainda durante o seu tempo na tribuna da casa, a Vereadora Maria Helena aproveitou para informar que a Comissão de Eventos foi recebida pela presidência da Casa. A classe, segundo a edil emedebista está na CTI e vem sofrendo há mais de um ano, com os impactos econômicos da pandemia. Com a passagem da onda vermelha para amarela, e pelo avanço da vacinação, a expectativa é de que o setor seja flexibilizado. Atenta a situação, Maria Helena que vem defendendo esta bandeira empunhada desde que teve início o isolamento social, promete continuar a sua luta em favor dos promotores de eventos.
VOLTA DOS SHOWS E IMUNIZAÇÃO PARA EDUCAÇÃO
Na mesma pegada da colega, o vereador Daniel Dias (PC do B) fez um breve relato sobre a classe artística que, segundo ele, está sofrendo porque os decretos do Executivo não permitem apresentações em bares e casas noturnas. O edil pediu que a presidência da Casa receba esses profissionais e acolha as reivindicações para serem levadas ao terceiro andar do Paço da Cula Mangabeira. Outro ponto que o vereador Daniel Dias fez questão de enfatizar e sobre o requerimento feito em relação ao detalhamento da vacinação contra a Covid-19, em relação a imunização dos professores e profissionais do setor educacional.
VISITA ÀS OBRAS DA ADUTORA DO SÃO FRANCISCO
E o vereador e ambientalista Sóter Magno (PSD) esteve visitando as obras da adutora que vai levar água do rio São Francisco para Montes Claros. Ele fez questão de enfatizar a participação decisiva do governo Humberto Souto neste projeto que perfaz 146 quilômetros até o Velho Chico, no município de Ibiaí, complementando os 56 quilômetros de tubulação entre Montes Claros e o rio Pacuí, e que garantirá abastecimento de água a cerca de 430 mil pessoas da região, pelos próximos 50 anos, com previsão de ser finalizado até maio de 2022, cujo o sistema terá capacidade de captação de 500 litros por segundo.
IMPRENSA VACINADA
O presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Rodrigues, O Claudim da Prefeitura (Cidadania) durante o seu discurso fez uma menção aos profissionais da imprensa montes-clarina, ao solicitar aos pares que a classe seja incluída entre os grupos prioritários para receber a vacinação contra a Covid-19.
(*) Jornalista, articulista, assessor de comunicação, colunista político e social