Montes Claros: Lideranças denunciam supostas práticas de assédio moral no setor de Vigilância em Saúde; a Diretora do departamento é acusada de não ir ao trabalho

 

Mais uma polêmica envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros foi levantada essa semana através de inúmeras denúncias feitas em grupos de notícias da cidade.

Uma liderança comunitária do bairro Distrito Industrial postou áudio em solidariedade aos agentes de saúde, que trabalham no combate à proliferação do Aedes Aegypti.

“Vocês estão vendo aí como está a situação no Centro de Zoonoses de Montes Claros… várias denúncias, até mesmo de nepotismo, assédio moral. Eu fiquei sabendo que até puniram um motorista porque o carro estava sujo. A coisa está difícil… são apadrinhados aí de alguns tubarões dessa administração. Enquanto o prefeito encontra-se na sua casa dormindo, tomando chá da tarde e já vacinado com as duas doses da vacina [contra a COVID-19] e mesmo assim não indo à prefeitura, muitos estão tomando conta, estão abusando, estão oprimindo aqueles que bem trabalham pela cidade, que são os agentes de endemias do Centro de Zoonoses e alguns outros funcionários. Vamos tomar providência! Vamos ver o que está acontecendo aí, pois os funcionários não podem aparecer para evitar retaliação, mas eles têm nos procurado, têm falado conosco. Senhor prefeito, essa é a sua administração? Pode ser que o senhor não está tendo conhecimento, mas peço ao senhor, peço a Secretária Dulce Pimenta para que tomem providências. Estaremos apurando o caso e levando ao conhecimento do povo. Isso é inadmissível! Estaremos em defesa do povo!”, denunciou Maurisan Gonçalves.

Em uma outra postagem, internautas denunciam a Diretora da Vigilância em Saúde, Lucimar Cristina Maia Pimenta, de não ir ao trabalho. Segundo denúncias, a profissional é “fantasma”. “A atuação das diretoras Shirley e Lucimar é desastrosa. Os amarelinhos estão sofrendo tanta pressão que chegam a pedir afastamento médico por apresentarem problemas psicológicos. Dessa forma, o trabalho deixa de ser executado a contento, submetendo à população a contrair dengue e outras doenças endêmicas. E aí que está o perigo, pois o sistema hospitalar já está em colapso por conta do novo coronavírus”, postou um dos internautas.

A Diretora do departamento é acusada de agir com truculência, não ir ao trabalho e cometer assédio moral contra os profissionais da Vigilância em Saúde. Segundo profissionais que não quiseram se identificar, as “tiranias” praticadas por Lucimar são ratificadas e protegidas pela Diretora Administrativa Financeira da Secretaria Municipal de Saúde, Shirley Ferreira de Souza.

Nossa equipe tentou contato com as envolvidas, mas nenhuma atendeu nossas ligações ou contatos feitos por aplicativo de WhatsApp. Tentamos falar também com a Secretária Dulce, mas ela não foi encontrada.