Instalada no Montes Claros Shopping, a exposição “Entre as Máscaras” convida os visitantes a fazerem um recorte do cotidiano e refletirem sobre o momento atual, em que a máscara além de ser um acessório de proteção individual e coletiva, fundamental na luta contra o coronavírus se tornou um símbolo de cuidado.
São oito telas, na dimensão 85 cm x 65 cm do artista norte-mineiro Mário Soares que podem ser conferidas na loja ao lado da Track & Field de segunda a sábado, das 10h às 21 horas e aos domingos e feriados, das 10 às 20 horas.
A série ilustra cenas atuais e tem como intuito conscientizar as pessoas sobre a importância do uso da máscara para proteção individual e coletiva. As obras ainda provocam a reflexão sobre quem está por trás delas, suas histórias e sentimentos.
“A partir da proposta que recebi do Montes Claros Shopping, iniciei o desenvolvimento das obras, trazendo momentos do cotidiano nos quais as máscaras passaram a fazer parte como a compra no supermercado, o passeio com o pet, um programa com a família. Ilustrei também um casal em cerimônia de casamento e uma violoncelista em homenagem aos músicos. Além disso, retratei algumas profissões da linha de frente em que uso da máscara é muito importante como na obra “O Médico” e a obra “A Jornalista”.Na série em exposição, a obra “Fada Bailarina” é uma releitura da obra “Bailarina de catorze anos”, do artista Edgar Degas e foi desenvolvida para um concurso do MASP – Museu de Arte de São Paulo, sendo premiada pelo mesmo” detalha Mário Soares.
Sobre o artista Mário Soares:
Filho de agricultores, até os 18 anos Mário viveu no sítio da sua família no campo. Apaixonado por desenhos desde a infância, ele sempre sonhou em seguir essa profissão de desenhista.
Aos 20 anos partiu da sua cidade natal Bocaiúva (MG) em busca desse sonho. Ele viveu em cidades como Muriaé (MG), Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (SC).
Em 2017, após se formar em Design de Moda na Escola de Belas Arte da UFMG, ele passou uma temporada na Itália. Onde aperfeiçoou seu olhar sobre a Arte, a Moda e Design. Retornando ao Brasil, iniciou seu trabalho como Designer de Estampas Têxteis, atuando para diversas marcas de moda e renomados estúdios brasileiros e italianos. Neste mesmo ano também tornou-se co-fundador da Fratelli Ateliê, uma casa de aluguel de trajes de festa na sua cidade natal.
Em 2019 foi morar em Curitiba (PR) e tornou-se co-fundador do estúdio curitibano de criação de estampas Rapó Creative. Ao longo dessa sua vivência em diversos lugares, Mário Soares frequentou diversos cursos e imersões de Arte, Moda, Design e Empreendedorismo.
Todas estas experiências e conexões com pessoas, locais e cultura refinaram o traçado estilístico do artista e despertaram o amor por contar histórias por meio de ilustrações. Esta paixão por narrativas foi o pilar para a criação da Galeria Mario Soares que surgiu em 2020. Um ambiente com propósitos de contar histórias, resgatar memórias e levar arte brasileira ao maior número de pessoas, nos mais diversos locais do mundo!.
Com a criação da Galeria Mário Soares recebeu convite para ilustrar o telão do Programa Encontro com Fátima Bernardes na Rede Globo, suas ilustrações ficaram expostas no programa por uma semana. Além disso, ele foi o Ilustrador convidado pela Revista Casa e Jardim para Ilustrar a Edição da Revista do Mês de Setembro.
O artista de estilo neonaif Mário Soares usa uma técnica contemporânea de pintura digital com uma linguagem visual moderna. Ele trabalha com temas que retratam o cotidiano das pessoas a partir das suas memórias afetivas somadas às experiências, conversas e observações de suas vivências em viagens feitas no Brasil a fora. Suas ilustrações são produzidas com impressão de alta qualidade (fine art) sobre tecido. Com muito primor pelos detalhes, estes acabamentos deixam suas obras ainda mais ricas e contemporâneas.