Foi aprovado, por unanimidade, na manhã desta terça-feira (20), o Requerimento 09/2021 para que a Câmara Municipal de Montes Claros envie ao Prefeito e Secretária de Saúde, um Ofício solicitando que, dos recursos recebidos para enfrentamento da pandemia, sejam enviados R$ 1 Milhão para cada um dos hospitais da cidade, afim de possibilitar a instalação de miniusinas de oxigênio com capacidade de produção de até 30 metros cúbicos/hora de oxigênio hospitalar, ou microusinas de oxigênio, com capacidade de até 20 metros cúbicos/hora de oxigênio hospitalar.
O requerimento foi colocado em plenário pelo Vereador Wilton Dias (PTB). De acordo com o Parlamentar, a proposta foi bem aceita pela casa que entendeu os benefícios da proposta.
“O nosso requerimento visa minimizar uma situação que hoje é emergente que é a questão do oxigênio, primordial para tratamento dos pacientes com Covid. É uma situação que irá beneficiar todos os hospitais da cidade e deixar um legado, pois ter uma miniusina de oxigênio é ter a certeza de que ele estará sempre à disposição, sem precisar ficar dependente de empresas fornecedoras. Temos o exemplo de Manaus que faltou e virou um caus, não queremos isso para nossa cidade. Hoje há recursos disponíveis do Governo Federal que é para ser usado no combate à pandemia”, conta Wilton.
No requerimento, Dias explica que há relatos que nas cidades em que foram instaladas usinas, houve uma melhora com relação a problemas relacionados à falta de oxigênio.
Deste modo, visando evitar a escassez do produto em eventual cenário de agravamento da Covid-19, mas, principalmente, com relação aos custos, já que não haverá mais necessidade de depender de empresa para adquirir o oxigênio.