A Polícia Federal vai investigar o sumiço de 29 frascos com doses únicas de vacinas Coronavac, de uma Unidade de Saúde de Montes Claros. O desaparecimento foi descoberto na manhã desta segunda-feira (19), quando funcionários chegavam para trabalhar. A porta da sala onde as vacinas estavam guardadas estava com sinais de arrombamento.
De acordo com a Inspetora da Guarda Municipal, Silvana Silva, eles foram acionados pelos funcionários por volta das 7h30 da manhã informando que ao chegarem no Posto havia ocorrido um arrombamento em uma das portas que dá acesso a sala de vacinas.
“Dentro da unidade o suspeito arrombou a porta que dá acesso a sala onde essas vacinas estavam acondicionadas dentro de uma geladeira. A responsável pela sala de vacinas entrou pelo corredor central da unidade e foi até a sala, só que quando ela abriu a geladeira ela deu por falta dos frascos. Só depois que ela foi reparar que a porta que dá acesso ao corredor externo da unidade estava com sinais de arrombamento. Aí que ela acionou as instituições de segurança”, explica Silvana Silva.
A Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal também foram chamados. As autoridades tiveram acesso a imagens de câmeras de segurança de casas vizinhas para tentar identificar o ladrão. Durante a madrugada de sábado, por volta das três da manhã, o alarme da Unidade de Saúde tinha tocado, mas, os vigias que foram até o local e não identificaram sinais de que teria ocorrido um crime no local. A suspeita do Secretário de Defesa Social, Anderson Chaves, que esteve no local, é que a pessoa que furtou as doses sabia o que estava fazendo, já que dentro da geladeira, existiam mais doses da mesma vacina e o suspeito ainda foi criterioso ao lembrar de pegar 19 seringas usadas para imunizar contra o Coronavírus.
Ainda de Acordo com Anderson, as doses levadas são suficientes para imunizar 14 pessoas com duas doses da vacina.
A Secretária de Saúde disse que assim que foi avisada informou o Prefeito Humberto Souto e que a investigação vai ficar sob a responsabilidade das autoridades competentes.