Foi preso no início da tarde desta segunda-feira (19), o homem de 31 anos suspeito de furtar inicialmente 29 frascos com doses únicas da vacina Coronavac, de uma Unidade de Saúde do bairro Independência, em Montes Claros.
O crime aconteceu durante a madrugada de sábado, mas só foi descoberto na manhã de hoje quando os funcionários chegaram para trabalhar e encontraram a porta onde os imunizantes contra o coronavírus estavam armazenadas, arrombada.
A informação da prisão foi confirmada durante uma coletiva de imprensa convocada pela Polícia Militar. De acordo com a PM, o homem que saiu da cadeia no mês passado e possui 11 passagens por ameaça, lesão corporal, tráfico de drogas, roubo e furto, agiu sozinho. A polícia chegou até ele após levantamentos na região.
Segundo o Tenente Rafael Rabelo, o suspeito que e natural de São Paulo, mas possuí família em Montes Claros, confessou que furtou as vacinas para comercializá-las por R$ 350 cada dose. O homem disse ainda que teria pegado, não só as 29 doses únicas, mas também 29 frascos com dez doses cada. Como a tentativa de vendê-las falhou, o criminoso então, no domingo, retornou ao PSF e devolveu os 29 frascos com as 10 doses e o restante, descartou em um lote.
Segundo a PM, o suspeito sabia exatamente onde os imunizantes ficavam, porque mora na região e estava fazendo um tratamento odontológico na Unidade Básica de Saúde. Ele já tinha observado o local e articulado o plano.
Agora, as doses que foram devolvidas serão analisadas para saber se ainda estão em condições de uso, já as outras doses encontradas no lote, serão descartadas. No total, foram levadas 319 doses.
O homem foi conduzido para a delegacia da Polícia Federal e deve responder por furto qualificado, dano ao patrimônio público e crime contra a saúde pública.