O Governador Romeu Zema (NOVO) desembarcou na manhã desta sexta-feira (16), em Montes Claros para cumprir agenda no Norte de Minas. O objetivo principal da visita de Zema foi para participar do anúncio das obras de duplicação da BR-135. Serão 136 quilômetros de obras do trecho que liga Curvelo a Corinto, o que inclui Montes Claros e Bocaiuva. Serão feitas obras de pavimentação e construção de faixas adicionais, como passarelas e pontos de ônibus.
“Um bom desenvolvimento deste projeto é fundamental para o restante das nossas ações. Nós tivemos todo um período de planejamento e liberação ambiental. Nós vamos iniciar as nossas obras de duplicação tão esperada para os trechos entre Bocaiuva e Montes Claros; Corinto a BR-040. São 136 quilômetros de duplicação até 2023. É realmente um desafio enorme pra gente”, explica Marcelo Belivilaqua, Diretor Superintendente da Eco-135.
Para o Secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, que faz parte da comitiva do Governador, as obras representam inicio da retomada da economia na região.
“Sobre essa obra e esse programa de obras que iniciamos aqui hoje, eu chamo atenção para esses 136 quilômetros de duplicação, só eles vão representar 442 milhões de reais em investimentos. Esse programa Todo de investimento de um bilhão de reais até 2023 ele vem no momento crucial, pois, hoje, a nossa preocupação com essa pandemia está fundado em dois pilares, a saúde da população e a economia, como que a gente vai retomar a economia é passada”, diz o secretário.
Deputados da região e autoridades locais também participaram do evento. Para o prefeito de Bocaiuva, Roberto Jairo Torres, o projeto trará diversos benefícios para a cidade que ele administra.
“Esse dia é uma data especial pra nós bocaiuvenses, sertanejos do Norte de Minas. Vamos fazer um grande trabalho em conjunto, tenho certeza que a partir de hoje Bocaiuva e o Norte de Minas, o sertão norte-mineiro terão uma nova cara e dará condições para que a nossa produção escoe com maior facilidade, além de também trazer maior qualidade de vida”, discursou Torres.
Zema participou do lançamento da pedra fundamental das obras e também plantou mudas de ypê, representando a preservação do meio ambiente. A rodovia e administrada pela Eco-135 desde julho de 2018, para o Governador, a realização das obras por meio de parceria público privada é um modelo que deve ser seguido em todo estado.
“É um modelo que nós teremos que utilizar no estado, porque sabemos que a iniciativa privada tem muito mais agilidade e eficiência para fazer esse tipo de investimento”, declarou Zema.
Ao todo a previsão é de que sejam investidos recursos na ordem de R$1 bilhão até o término das obras. A expectativa é de que pelo menos 11 cidades sejam beneficiadas diretamente com as intervenções.
Após sair de Bocaiuva, o Governador retornou à Montes Claros onde desembarcou e cumpriu agenda fechada para imprensa. Em seguida, por volta das 13h30 foi até uma unidade de saúde do bairro Santos Reis acompanhar o andamento da vacinação na cidade.
O Governador também cumprirá agenda em Janaúba na segunda-feira, dia 19 de abril, para participar da inauguração de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) tanto no Hospital Regional quanto no Hospital da Fundajan.