Vereador pede que moradores em situação de rua sejam prioridade no plano de vacinação contra a covid

O Vereador Rodrigo Cadeirante (REDE), de Montes Claros, protocolou na tarde desta segunda-feira (12), um requerimento para ser votado amanhã, na Câmara Municipal, solicitando que os moradores em situação de rua sejam prioridade no Plano de Vacinação contra a covid-19.

De acordo com o parlamentar, essas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social devem ser prioridade à frente de outros grupos, já que eles possuem menos acesso a higienização, informação e estão mais expostas ao vírus, pois não têm condições de cumprir isolamento social, uma vez que nem todos tem onde morar ou ficar.

“Eu protocolei o requerimento para ser votado no plenário solicitando a autorização do Prefeito e da Secretária de Saúde para se vacinar com prioridade pessoas em situação de rua da nossa cidade, tendo em vista que que o quantitativo de doses destinadas a essas pessoas não traria nenhum prejuízo ou atraso ao restante da população”, declara Rodrigo.

O anúncio foi feito no final da tarde desta segunda-feira (12), pelas redes sociais do vereador.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 212 milhões de habitantes. Como não há doses de imunizantes para todos, foram estabelecidos grupos prioritários para receberem as primeiras vacinas disponíveis. Conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 definido pelo Ministério da Saúde (MS), o País conta com 29 grupos prioritários, classificados também entre eles, até então, em ordem de prioridade. No topo das classificações prioritárias estão idosos, profissionais de saúde, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas, além de povos indígenas vivendo em terras indígenas e pessoas com deficiência institucionalizadas e agora os militares que atuam na linha de frente. Os moradores em situação de rua estão na 16ª posição na lista de prioridades.

Até a tarde desta segunda-feira, 12, dados contabilizados pela SES-MG pela plataforma informatizada vacinômetro, 29.187 pessoas tomaram a primeira dose da vacina em Montes Claros e 8.299 tomaram a segunda. Nesta segunda-feira, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) repassou para a região ampliada de saúde do Norte de Minas nova remessa de 32 mil 800 doses de vacinas contra a Covid-19. Com a nova remessa, a região contabiliza o recebimento de 379 mil 296 doses de vacinas repassadas pela SES-MG entre janeiro e abril.

Confira o vídeo: