Insumos para intubação chegaram no aeroporto Mário Ribeiro na noite dessa quinta-feira (25). A ação foi realizada em caráter de urgência, já que os medicamentos são utilizados para intubação de pacientes graves internados com a COVID-19. Os materiais foram realocados de outras unidades hospitalares do estado.
A situação é considerada extremamente grave. Com a falta dos insumos, alguns medicamentos foram substituídos, para que os pacientes não ficassem sem tratamento.
“Foi feita toda uma mobilização para conseguir esses medicamentos em outros hospitais da região de Belo Horizonte. O Corpo de Bombeiros teve um importante papel, pois foram eles que recolheram esses medicamentos e trouxeram através de uma aeronave de forma emergencial recolhendo em todos os hospitais que tinham alguma disponibilidade da Rede FEMIG como também do João XXIII. Esses medicamentos foram encaminhados para os hospitais na manhã de hoje (26)”, explicou a secretária.
Os medicamentos serão distribuídos para os seis hospitais da cidade conveniados ao Sistema Único de Saúde, mas os insumos devem durar apenas cinco dias. Tempo, que segundo a Secretária de Saúde, deve ser suficiente para que uma nova remessa, dessa vez, encaminhada pelo governo federal, por meio do Ministério da Saúde, chegue ao estado e possa aliviar, por um tempo maior, os hospitais da cidade.
“Os medicamentos que chegaram foram os principais neuro bloqueadores para manter esses pacientes sedados. A gente espera que a quantidade possa suprir os hospitais pelos próximos cinco dias, que é o tempo necessário para que chegue os medicamentos do Governo Federal no Estado de Minas”, explica Dulce Pimenta.
A situação em Montes Claros continua preocupante, de acordo com o último boletim divulgado, a taxa de ocupação dos leitos clínicos está em 96% e de UTI 94%. Já os leitos de convênio e particulares estão com 85% de ocupação. Nessa quinta-feira o município registrou mais 392 casos de COVID-19, totalizando 25.050 casos e bateu o recorde de óbito, foram 22. Três pacientes morreram em casa.