Acusado de ofender ex-candidatas a vereadoras e a honra das mulheres, o vereador Toninho Macedo (PTB) se envolveu em polêmica que agitou Capitão Enéas, pequena cidade do Norte de Minas, que fica a 63 km de Montes Claros. O caso aconteceu essa semana. O parlamentar usou o “status” do WhatsApp para divulgar as ofensas.
Comentário na íntegra:
[Engraçado algumas bruxas mal amadas e safadinha me atacaram nas eleições intensamente. Foram candidatas fraquíssimas todas menos de 40 votos hoje tão mamando na prefeitura ainda falando do papai aq! Ai me lembro daquele ditado popular: (praga de puta Deus não escuta) # sai de mim trem aq é bruto e sistemático 498 votos só p lembrar].
Toninho passou a ser duramente criticado nas redes sociais depois que o post viralizou. Um rapaz comentou:
“Isso configura claramente a quebra de decoro. O problema do eneapolitano é votar em troca de favores e não pela competência do candidato… O resultado é isso aí. Lamentável”.
Essa mulher também se revoltou:
“acho isso uma falta de respeito…”Bruto” você é um completo idiota que pensa no próprio umbigo e acha que mulher não tem seu lugar… “Puta”, e um tipo de homem igual a você é o quê? Não vi no último mandato e nem vamos ver nesse nada de progresso a seu respeito… Respeita que pra você é fácil, quero ver ter vida dupla e trabalhar e cuidar de casa, filho deveres de uma mulher”
A Raíssa Beatriz que foi candidata a vereadora na última eleição se sentiu humilhada e mobilizou as redes sociais para que o caso não ficasse impune. Segundo Raíssa, ela ficou chocada com as palavras proferidas pelo parlamentar.
“Essa publicação vêm causando esse reboliço todo, porque não é a primeira vez que ele agride mulheres verbalmente. Para ele, isso é natural, mas estamos em uma época que não temos que aceitar desmandos de ninguém. O fato de ele ter dinheiro e ser poderoso não dá a ele o direito de fazer isso com as mulheres de Capitão Enéas e nem mulher de lugar algum”, argumenta.
Raissa ganhou apoio de outras mulheres, inclusive da Deputada Estadual Leninha (PT) e do Movimento Gays das Gerais (MGG). As eneapolitanas criaram uma campanha nas redes sociais com a hashtag #ForaToninhoMacedo. Além disso, fizeram um protesto pacífico e respeitando o distanciamento social, em razão da pandemia da Covid-19, contra Toninho, na tarde desta terça-feira (23), em frente a sede da Câmara Municipal. O grupo usou cartazes para chamar atenção da população e do presidente da Câmara que recebeu ontem um ofício da Deputada Leninha para abrir investigação da quebra de decoro do parlamentar. Um boletim de ocorrências também foi registrado na polícia.
“Nós mulheres estamos fazendo a nossa parte, nós repudiamos e queremos que sejam tomadas medidas contra esse vereador. Ele como representante do povo não pode continuar no cargo fazendo o que está fazendo. Chega, vamos dar um basta, todos nós merecemos respeito, porque é o mínimo que devemos ter pelo próximo. Ele ter 2 mil, 20 mil ou 500 mil votos não dá a ele o direito de falar assim com qualquer mulher”, finaliza Raissa.
O Portal Webterra entrou em contato com o vereador, Antônio Marcos Macedo (Torinho) que enviou uma nota informando que considera o assunto encerrado após sua retratação que também foi divulgada nas redes sociais. Mas, o vereador admitiu que ofendeu as mulheres e alegou que fez o post após ter ficado nervoso, já que supostamente vêm recebendo ataques da oposição.
“Ontem, após sofrer mais um ataque de muitos ataques injustos que venho sofrendo desde minha vitória nas eleições, acabei reagindo no calor da emoção e postando um texto que pode ter ofendido algumas pessoas. Quero deixar claro que não tenho e nunca tive qualquer intenção de ofender as mulheres de Capitão Enéas. Quem atribui minhas infelizes palavras a todas as mulheres de Capitão Enéas são mal-intencionados que compartilham minha imagem nas redes sociais, distorcem minha fala, buscando somente ganho político. Quem ofende as mulheres são eles, não eu.
Me retrato de todo o conteúdo da postagem, que repito, foi uma resposta em impensada de quem muito sofre e se deixou levar pela forte emoção. Sou humano. Mas, garanto que não se repetirá. Não mais usarei as armas daqueles que me perseguem e ofendem.
Repito o que todos aqueles que me conhecem sabem: tenho profundo respeito e admiração pelas mulheres de Capitão Enéas, mulheres batalhadoras que não se cansam não se cansam na luta pelo melhor para suas famílias e para nossa cidade.
Aos meus adversários que não só provocam minha revolta momentânea, como vem compartilhando distorcendo seu significado para ganhar um político, vos digo: a verdade prevalecerá!!! Responderei com incansável trabalho em prol do Povo de Capitão Enéas.
Atenciosamente, Vereador Antônio Marcos Macedo”, diz a nota.
O Portal também tentou contato com a Câmara Municipal para saber se já foi criada uma Comissão Processante para investigar a denúncia de quebra de decoro parlamentar, mas ainda não recebeu retorno.