Após pressão da Igreja católica o prefeito Humberto Souto voltau atrás e manteve o feriado da Sexta-feira Santa em Abril. O decreto que alterava alguns feriados, foi cancelado e substituído pelo novo Nº 4189, 17 de março de 2021. Cinco feriados tinham sido adiantados, inclusive a Sexta-Feira da Paixão, que seria hoje e que não agradou nada a Arquidiocese.
Segundo o documento, houve “a necessidade de preservação das comemorações da Sexta-feira Santa, com a possibilidade de substituição mediante a antecipação de outro feriado municipal”.
Mas, o que chama atenção é que, na tarde de ontem, a Arcebispo de Montes Claros, Dom João Justino de Medeiros Silva, enviou nota para a imprensa discordando da atitude do Prefeito Humberto Souto que não ouviu a opinião da igreja, “lamentamos essa decisão, que fere a sensibilidade religiosa e cultural de grande parte da população “; “Esclarecemos que o Calendário Litúrgico da Igreja, ao qual estão vinculados todos os que professam a fé católica, permanece inalterado”; “Recordamos que a Arquidiocese de Montes Claros, especialmente pelos serviços de suas paróquias e pastorais, tem colaborado de muitos modos ao longo da pandemia”; e “Até aqui aceitamos todas as restrições impostas pelo poder público, no sentido de colaborar para evitar o contágio do vírus. E vamos continuar trabalhando nesse sentido. No entanto, como outros setores da sociedade, queremos ser ouvidos, chamados para o diálogo”.
As novas datas ficaram assim:
I – feriado de 03 de junho de 2021 (Corpus Christi), antecipado para o dia 17 de março de 2021;
II – feriado de 03 de julho de 2021 (Aniversário da Cidade), antecipado para o dia 18 de março de 2021;
III – feriado de 02 de novembro de 2021 (Finados), antecipado para o dia 19 de março de 2021;
IV – feriado de 20 de novembro de 2021 (Dia da Consciência Negra), antecipado para o dia 20 de março de 2021;
V – feriado de 03 de julho de 2022 (Aniversário da Cidade), antecipado para o dia 22 de março de 2021.
Leia a nota na íntegra: