Montes Claros conta com mais 65 leitos clínicos e 20 de UTI para atender pacientes com a Covid-19: inciativa que foi comemorada pelo Vereador Wilton Dias

O sistema de saúde de Montes Claros anunciou mudanças para enfrentar o colapso da falta de vagas por conta do aumento de casos de Covid-19 na cidade. Segundo a Secretária de Saúde, Dulce Pimenta, as vagas já estão sendo disponibilizadas em algumas unidades hospitalares.

 

De acordo com Dulce, o Hospital  Alpheu de Quadros começou atender, nesta quarta-feira (4), com exclusivamente, pacientes com COVID-19. O hospital de campanha possui 30 leitos disponíveis.

“O município, desde a semana passada, quando chegamos a uma taxa de ocupação de 90% dos leitos Covid, já inciou um levantamento de toda a rede e para avaliar a capacidade que o município tem de expansão dos leitos. Já estamos com uma expansão de 65 leitos clínicos Covid, no Alphel, Hospital Universitário e Prontosocor como também de 20 leitos de UTI. Lembrando que é feito todo um esforço para abrir um leito de UTI. É uma complexabilidade, não só de equipamentos e de estrutura, mas da equipe que vai trabalhar”, explica a secretária.

A cidade está com 100% da capacidade de atendimento, “temos pacientes na UPA do Chiquinho Guimarães internados:  três estão em estado grave, entubados, e nove aguardando leitos para serem transferidos. Abrimos novos leitos, mas a situação é que continuamos com aumento no numero de casos, é preocupante”, relata.

A cidade enfrenta, de longe, o pior momento desde que a pandemia começou. Montes Claros é referência em leitos para outras 95 localidades da região. Na semana passada, cinco hospitais acionaram o plano de contingência, depois de atingirem a capacidade máxima de atendimento. Com os leitos ocupados, o medo se ascende na população e muitas pessoas não sabem o que fazer ou onde procurar.

“Os pacientes que estiverem contaminados ou com alguns sintomas leves, devem procurar primeiro, as unidades básicas de saúde do seu bairro ou o mais próximo. São mais de 80 unidades capacitadas para receber essas pessoas. Dessas, 30 estão funcionando 12 horas ininterruptas, das 7h da manhã às 19h da noite. Temos quatro unidades atendendo até às 22h, que são elas Vilage, Esplanada, Maracanã e Santos Reis. Entretanto, pacientes que estão graves devem procurar os hospitais ou prontos-socorros”, esclarece Dulce Pimenta.

Os 65 leitos clínicos já estão em pleno funcionamento, mas os 20 de UTI, devem ser habilitados até o final de semana. A prefeitura firmou convênios com o Complexo Pró Vida e Prontosocor para ajudar desafogar o colapso que a saúde está enfrentando.

Essa parceria foi comemorada pelo Vereador Wilton Dias, que, nesta semana, divulgou um vídeo nas redes sociais fazendo um apelo para que o município criasse uma estratégia para sair desse caus.

Na oportunidade, Wilton disse chegou a citar o Complexo Pró Vida. “ A título de exemplificação, o Complexo Médico Pró Vida tem à disposição do município dez leitos de UTI e 20 leitos clínicos, prontos para ser credenciados e oferecidos ao atendimento dos cidadãos de Montes Claros e região, evitando o tenebroso cenário de vidas serem ceifadas por falta de atendimento médico-hospitalar. Tão urgente quanto adotar medidas que intensifiquem o distanciamento social é permitir a expansão da rede pública de assistência. O Prefeito Humberto Souto e a população de Montes Claros podem contar com nosso compromisso de envidar todos os esforços possíveis para permitir que a população seja protegida”, desabafa o vereador.

 

.