Mais três hospitais de Montes Claros, atingiram a capacidade máxima de ocupação de leitos Covid, nesta terça-feira (02). O Hospital Universitário Clemente de Faria, o Hospital das Clinicas Dr. Mario e Dilson Godinho, ambos acionaram o plano de contingência interno e suspenderam os atendimentos.
A informação foi confirmada durante uma coletiva de imprensa do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, nesta manhã, na sede da Região Integrada de Segurança Pública (RISP). Na coletiva foram atualizados os números da Covid-19 em Montes Claros, e os resultados das medidas extraordinárias de enfrentamento.
Um novo decreto deve ser publicado pela prefeitura ainda hoje com medidas mais restritivas. A Secretária de Saúde, Dulce Pimenta, não descarta a prorrogação do período do toque de recolher e até lockdown. O Comitê ainda estuda a possibilidade de transferência de pacientes, caso a situação chegue ao colapso.
“A capacidade de tratamento hospitalar para covid-19 já se esgotou no nosso município. Não temos leitos em Montes Claros para internação de paciente com suspeita ou confirmado com covid e para isso, acho que agora é cada um se responsabilizar, assumir a sua responsabilidade como cidadão mantendo todas as medidas de seguranças que insistentemente a gente vem falando. Manter as regras de distanciamento e evitar aglomerações”, pontua a secretária.
Dulce também destacou que os pacientes que estão internados com coronavírus não são pessoas acima dos 60 anos, pertencentes ao grupo de risco, mas jovens sem comorbidades.
Montes Claros enfrenta o pior momento da pandemia. Segundo dados do setor de epidemiologia da Prefeitura, mais 307 novos casos foram confirmados na tarde nesta terça-feira (02), aumentando para 19.304 o número de casos positivos no município. Mais oito óbitos foram registrados subindo para 300. As vítimas são 146 homens e 161 mulheres com idades entre 0 a 91 anos. Todos estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica.
Montes Claros é referência de leitos para 95 municípios e não está mais recebendo contaminados de outros lugares. Segundo a secretária, foi enviado ao Governo do Estado um pedido de autorização para aumentar o número de leitos de UTI. O pedido foi remetido ao Ministério da Saúde.
Desde a ultima semana, os hospitais da cidade vêm alertando sobre a sobrecarga dos leitos destinados a pacientes com Covid-19.
Além do Hospital Universitário, Dr Mário Ribeiro e Dilson Godinho, o hospital Haroldo Tourinho também já tinha anunciado na tarde desta segunda-feira (1º), que acionou o Plano de Contingência Interno, após atingir o limite da capacidade de atendimento aos casos confirmados ou suspeitos da Covid-19, tanto para convênios, particulares ou SUS.
A Santa Casa de montes claros foi primeiro hospital a acionar o plano de contingência. Desde o dia 25 de fevereiro não recebe mais pacientes com sintomas ou confirmados da Covid-19. Atualmente, das 69 vagas disponíveis, incluindo CTI, todas estão ocupadas, e de acordo com o hospital, não há previsão para o credenciamento de novos leitos. Ou seja, para que a situação melhore, é preciso um trabalho conjunto entre população e poder público para que o sistema não se colapse.