Vereador Wilton Dias (PTB) alerta sobre risco da dengue e cobra ação do Executivo em Montes Claros 

O vereador Wilton Dias (PTB), usou a tribuna, na reunião da câmara desta terça-feira (23), para alertar sobre o risco de uma epidemia de dengue em Montes Claros. O membro do legislativo cobrou uma ação do Executivo Municipal, para driblar o problema.

“Nós não podemos arriscar ter uma epidemia dessa natureza, aqui em Montes Claros; seria muito castigo para a nossa cidade”, diz. Ainda segundo o vereador, uma estimativa do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), aponta que Montes Claros precisa de 211 novos agentes para trabalhar no linha de frente de combate ao mosquito transmissor.

“Vou enviar ao Senador Carlos Viana um requerimento, pedindo a ele para intervir, junto ao Ministério da Saúde, para que uma complementação financeira seja feita para a contratação desses profissionais”, complementa o vereador.

LIRAa

O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), divulgado no dia 22 de janeiro, está em 9,7% em Montes Claros. O índice é considerado muito elevado, e de alto risco para surto de doenças transmitidas pelo mosquito, como a Dengue, Zika, Chikugunya e Febre Amarela.

A amostragem foi realizada no período de 11 a 15 de janeiro e envolveu 8.843 imóveis. Desse total, foram encontrados focos do mosquito em 860 residências, atingindo assim o Índice de Infestação Predial de 9,7%. Dos 860 imóveis positivos, sete são terrenos baldios e o restante, 853, são edificações, ou seja, 99% dos focos foram encontrados em residências.

Coronavírus

Uma das preocupações do vereador Wilton Dias é com relação a pandemia do novo coronavírus. Para ele, com muitos pacientes internados, o número de leitos poderia ser insuficientes, caso o número de pessoas contaminadas pelo mosquito Aedes Aegypti, cresça de forma acelerada.

“Que essa tragédia seja apenas anunciada, que ela não seja concretizada aqui na nossa cidade”, finaliza.