A Secretaria Municipal de Saúde criou uma comissão para apurar possíveis violações das prioridades na vacinação contra a Covid-19 em Montes Claros. A Portaria 03/2021, foi decretada nesta quarta-feira (10).
Segundo o texto, compete à comissão apurar os questionamentos e denúncias da população relativas a eventuais violações de prioridades do Plano de Vacinação Contra a Covid-19, dando posterior encaminhamento à Secretária Municipal de Saúde sobre os fatos apurados.
A comissão irá analisar denúncias de ações que estejam em desacordo com o Decreto Municipal nº 4.171, de 8 de fevereiro de 2021, assim como as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Os imunizantes estão sendo aplicados no município desde o dia 19 de janeiro e segue a seguinte escola de prioridade.
- Profissionais linha de frente no combate à Covid-19 da rede pública e privada;
- Idosos, residentes em instituições asilares;
- Pessoas portadoras de deficiência física e mental internados
- Idosos acima de 90 anos;
- Idosos acima de 85 anos;
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos acima de 75 anos;
- Iidosos acima de 70 anos;
- Idosos acima de 65 anos;
- Idosos acima de 60 anos;
- Pessoas com comorbidades;
- Professores da rede de ensino, pública e privada;
- Pessoas em situação de rua.
De acordo com o Decreto, as demais prioridades, seguirão aos critérios definidos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid- 19 e a execução da vacinação, na escala determinada no documento, fica sujeita à disponibilidade de doses do imunizante a ser fornecido pela União, através do Ministério da Saúde.