A região ampliada de saúde do Norte de Minas, composta por 86 municípios, recebeu nesta terça-feira (9), com o repasse da terceira remessa de vacinas contra a Covid-19. Foram 21,8 mil doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
Do total, 14,8 mil serão distribuídas nos 54 municípios da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros; 5,2 mil doses para os 25 municípios da Gerência Regional de Saúde de Januária (GRS); e 1,8 mil para os setes municípios da GRS de Pirapora.
A distribuição das vacinas para os municípios começa nesta quarta-feira (10). A previsão é de que a nova remessa viabilize a imunização de 10,9 mil pessoas, entre profissionais de saúde e idosos com idade a partir de 90 anos.
A superintendente regional de saúde, Dhyeime Thauanne Marques, avalia que com o novo repasse, os municípios têm condições de aumentar o ritmo de imunização dos grupos prioritários.
“A médio prazo, esperamos que a ampliação da vacinação possibilitará a redução dos casos notificados de Covid-19 e, consequentemente, a diminuição das demandas de atendimento de pacientes nas unidades de saúde e nos hospitais, bem como os óbitos causados pelas complicações decorrentes a doença”, ressalta.
Vacinados da região
Até a manhã desta terça-feira (9), dados contabilizados pelo vacinômetro, revelam que mais de 21 mil pessoas do Norte de Minas já receberam a primeira dose do imunizante e, outras 814 pessoas, completaram o ciclo vacinal.
Entre os profissionais da saúde, 16,1 mil já tomaram a primeira dose da vacina e, 606, a segunda dose. Por outro lado, 3,9 mil indígenas já tomaram a primeira dose e 46 completaram o esquema vacinal.
Entre os idosos institucionalizados 886 já tomaram a primeira dose da vacina e 161 a segunda dose. Já 39 deficientes físicos que são assistidos por residências inclusivas já tomaram a primeira dose da vacina e, um, a segunda dose.