Mais de 1,6 milhão de pessoas devem fazer as provas do Encceja em abril

Continua após a publicidade O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou o número de inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020, que será realizado em abril deste ano. Segundo a autarquia, 1.630.046 (um milhão seiscentos e trinta mil e quarenta e seis) pessoas […]
Continua após a publicidade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou o número de inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020, que será realizado em abril deste ano. Segundo a autarquia, 1.630.046 (um milhão seiscentos e trinta mil e quarenta e seis) pessoas se inscreveram para as provas.

Do total de inscritos, 301.438 pessoas estão interessados na certificação de ensino fundamental e 1.328.608 para o ensino médio.

As provas estão previstas para o dia 25 de abril, em todos os estados e no Distrito Federal. Estudantes que realizaram a prova do Encceja nos anos anteriores podem selecionar apenas as provas em que não obtiveram nota suficiente para certificação.

Continua após a publicidade

Das quatro provas ofertadas pelo programa, as áreas que mais tiveram procura de certificação no ensino fundamental foram língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação, seguida de matemática.

Para os interessados na certificação do ensino médio, as áreas mais procuradas foram as provas de matemática e suas tecnologias, seguida pela de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação.

A proficiência mínima recomendada pelo Inep é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação. Cabe lembrar que, de acordo com o Edital 101 do Encceja 2020, as unidades certificadoras têm autonomia para estipular valores de proficiência mínima diferentes do proposto pelo Inep.

Encceja 

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é direcionado para jovens e adultos que não conseguiram obter a certificação na idade apropriada e que buscam o diploma do ensino fundamental e médio.

Para participar, é importante que o inscrito possua idade mínima de 15 anos completos até o dia da prova, para o ensino fundamental, e de 18 anos, para a certificação do ensino médio.

* Com informações do MEC

Fonte: Agência Educa Mais Brasil