A região ampliada de saúde do Norte de Minas, composta por 86 municípios, recebeu no início da tarde desta quinta-feira (28), a segunda remessa de vacinas contra a Covid-19. Foram mais de 23,6 mil doses de vacinas para a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) e para as Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora. A previsão é de que a nova remessa contemplará a vacinação de mais de 17,2 mil pessoas.
Foram enviadas para a região 11,1 mil doses da vacina Coronavac, produzida em São Paulo pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Outras 12,5 mil doses são da Covishield, desenvolvida pelo laboratório farmacêutico AstraZeneca e pela Universidade de Oxford.
Segundo a SES, a remessa enviada ao Norte de Minas é parte de 2 milhões de doses fabricadas no Instituto Serum, na Índia, e que foram importadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Público Alvo
A prioridade de vacinação continua sendo de trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente de enfrentamento da Covid-19; idosos institucionalizados e indígenas.
Segunda-feira, 1º de fevereiro, a Superintendência Regional de Saúde e as GRS de Januária e Pirapora vão iniciar o repasse da segunda remessa de vacinas aos 86 municípios que integram as suas áreas de atuação. Também será entregue aos municípios a segunda dose da vacina Coronavac, para complemento da imunização das pessoas já atendidas pelos municípios.
A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, ressalta que a chegada de nova remessa de vacinas “possibilitará aos municípios intensificar a imunização dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde o que, consequentemente, viabilizará a redução das internações e a morte de pacientes em virtude das complicações decorrentes da Covid-19”.