O curso de capacitação para criação do Posto Municipal de Atendimento da Receita Federal, realizado na manhã desta quarta-feira (27), atraiu aproximadamente 40 municípios do Norte de Minas, Vale do Rio Doce, Região Metropolitana, Noroeste e Sudeste da Bahia. O evento foi realizado de forma virtual, por causa da pandemia do novo coronavírus, obedecendo as normas sanitárias previstas no decreto municipal em Montes Claros.
O curso ocorreu em parceria da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e da Delegacia da Receita Federal do Norte de Minas. A capacitação foi realizada pelo chefe da Divisão de Atendimento em Minas Gerais da Receita Federal, Marco Henrique Soares de Meneses.
O delegado Filipe Florence Araujo explica que agora os municípios interessados em criar o Posto de Atendimento podem formular a parceria, para ter acesso às tecnologias de acesso. Ele afirma que a iniciativa surpreendeu, pois vários municípios manifestaram interesse e pediram a inscrição.
Segundo ele, basicamente cada município tem de designar dois servidores, sendo um deles obrigatoriamente efetivo. e montar o local de atendimento, com dois computadores e rede de internet. Com isso, os moradores e empresas que tiverem demanda com a Receita Federal não precisarão se deslocar até Montes Claros, pois o processo será realizado virtualmente.
O presidente da Amams, José Nilson Bispo de Sá ,agradeceu a parceria do delegado Filipe Florence Araújo, em ajudar os municípios com mais esse serviço.