O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania), assinou novo Decreto (4159), nesta segunda-feira (28), alterando o texto do Decreto 4159 sobre a realização de shows em bares e restaurantes da cidade. A partir de agora, fica proibido apenas apresentações que contenham mais de dois artistas no palco, ou seja, duplas ou artistas solo poderão trabalhar.
Anteriormente, o texto vetava, por 30 dias, a contar do dia 21 de dezembro, a apresentação de qualquer artista nos estabelecimentos.
O novo Decreto estabelece também que os artistas devem ficar a uma distância de no mínimo 2 metros um do outro e pelo menos 3 metros, do público.
Manifestações
A mudança estabelecida pelo poder executivo veio após uma série de manifestações realizadas pelo setor de entretenimento de Montes Claros.
No último dia 21 de dezembro, cerca de 150 pessoas, entre eles músicos, organizaram um ato na Praça Doutor Carlos Versiani. Vestidos de preto, os manifestantes andaram pelas ruas do Centro, com faixas e cartazes e gritos de protesto, pela proibição dos shows.
Continua proibido
O novo Decreto não altera as demais proibições impostas pelo município, como a realização do tradicional Réveillon da Lagoa do Interlagos, além das restrições para festas particulares no Ano Novo e o cancelamento do Carnaval e Blocos de Rua, em 2021.
Coronavírus em Montes Claros
Montes Claros já registrou até agora, 222 óbitos em decorrência da Covid-19 e um total de 14. 277 casos de coronavírus.
Na cidade, o número de casos suspeitos da doença subiu para 4.665; a taxa de ocupação dos leitos clínicos nos hospitais está em estado de alerta, com 80% de ocupação.