Equipes de saúde bucal e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) de 76 municípios que integram a macrorregião de saúde do Norte de Minas, estão sendo contemplados com o repasse de recursos superiores a R$ 2 milhões. Os valores, liberados pelo Ministério da Saúde, são destinados à estruturação e adequação dos ambientes de assistência odontológica nos serviços de atenção primária à saúde, visando a retomada dos atendimentos da população em meio à pandemia da Covid-19.
A referência técnica em saúde bucal da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), Denise Silveira explica que os recursos vão auxiliar os municípios na manutenção e estruturação de consultórios odontológicos, além da compra de materiais de consumo e equipamentos de proteção individual a serem utilizados pelos profissionais de saúde, para o enfrentamento seguro da pandemia.
Mais rigor
Nos últimos meses, a Coordenadoria de Atenção à Saúde da SRS de Montes Claros está orientando os municípios quanto à estruturação dos serviços de saúde bucal para a retomada dos atendimentos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Denise Silveira explica que “a adoção de medidas rigorosas de controle dos atendimentos nos serviços de saúde bucal levam em conta que a Covid-19 apresenta alta e rápida disseminação devido a suas características ligadas ao longo período de incubação, letalidade relativa e alta transmissibilidade”.
Os municípios deverão criar serviços de telemonitoramento e teleorientação em odontologia, para atendimento de demandas de grupos prioritários como crianças, gestantes, pessoas com necessidades especiais, diabéticos e usuários de próteses dentárias.