Um adolescente de 14 anos foi salvo por um policial militar, após se afogar em uma lagoa, em Mamonas, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Militar, o soldado José Joaquim Mendes Silveira, fazia patrulhamento no entorno da Lagoa do Aconchego, quando a guarnição foi acionada por populares para socorrer uma vítima de afogamento.
Ao chegarem no local, os militares se depararam com um homem tentando ajudar o garoto, jogando garrafas descartáveis para que ele pudesse se apoiar; o homem já havia entrado na água para tentar resgatar o jovem, mas não conseguiu porque o adolescente agarrou a perna dele e puxou para o fundo, colocando a vida dele também em risco.
O soldado Silveira, que fazia o acompanhamento visual da situação, tirou o armamento e equipamentos e entrou na lagoa, nadou até o local onde o adolescente já havia submergido e conseguiu localizar o corpo no fundo da lagoa, e puxou o jovem para a superfície e nadou até a margem.
Os militares receberam o auxílio de uma enfermeira que fazia caminhada no local, e prestaram os primeiros socorros, fazendo a reanimação da vítima.
O soldado Sillas utilizando técnicas de primeiros socorros realizou as compressões cardíacas de RCP até a chegada da equipe do Samu.
Quando o serviço médico do Samu chegou, a vítima já estava em estado consciente. O adolescente foi encaminhadao para o ambulatório municipal.