A fonte de energia limpa já tem sido adotada por vários municípios, e tem ajudado as prefeituras na economia com iluminação pública. A partir desta nova modalidade de serviço, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), por meio do setor de tecnologia, busca implantar um amplo projeto de eficiência energética aos prédios públicos dos municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. O objetivo é torná-los autossuficiente na geração de energia fotovoltaica para o abastecimento dos prédios púbicos.
A entidade solicitou ao deputado estadual Gil Pereira (PSD), presidente da Comissão de Recursos Hídricos e Energias Renováveis, a audiência junto ao Instituto de Desenvolvimento integrado de Minas Gerais (Indi), onde foram recebidos pelo diretor executivo, Ronaldo Borghetti.
Na oportunidade foi apresentado o projeto capitaneado pelo Cimams em busca da viabilidade junto ao Estado e Iniciativa privada. A direção do órgão se mostrou interessada em fazer parte desta parceria.
O deputado Gil Pereira ressaltou a importância do Consórcio em se interessar em implantar políticas públicas para o desenvolvimento dos municípios, no setor de geração de energia fotovoltaica. A implantação deste projeto, segundo o parlamentar, resultará numa grande economia aos cofres públicos municipais.
O próximo passo que ficou acertado é de uma nova reunião entre as entidades e o deputado Gil Pereira, na sede da Cemig Sim – responsável pela geração distribuída de energia fotovoltaica.