Pacientes recuperados de Covid-19 que necessitam de reabilitação irão receber atendimento multiprofissional da Rede de Atenção à Saúde, em Minas. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A rede será integrada pelos hospitais de referência de Covid-19.
O fluxo de reabilitação que já existe será ampliado, segundo a coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da SES-MG, Renata Cardoso Vaz. “Nossa intenção é reforçá-lo para assistência a pacientes que se recuperaram de Covid-19 e que necessitam, agora, de cuidado integral, reabilitação e assistência multiprofissional”.
Ainda de acordo com a especialista, estima-se que 50% das pessoas que tiveram coronavírus e passaram por internação longa possam ter sequelas. “Quanto mais longa a internação e a intubação, mais efeitos podem ser observados”, explica.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, desde o início da pandemia, mais de 390 mil pessoas se recuperam da doença em MG. Neste cenário, reforça ele, o Estado está atento para a grande demanda por reabilitação. “Estamos nos adiantando para uma assistência resolutiva e eficiente para a recuperação clínica funcional deste pacientes”.